Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.93    M249e    DIS   
Autor Principal Malheiros, Rosa Helena dos Santos .
Entradas Secundárias - Autor Kato, Olivia Misae , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Equivalência de estímulos e recombinação silábica : leitura generalizada após redução de treino de linha de base e de testes de equivalência e de generalização / Rosa Helena dos Santos Malheiros ; orientadora, Olívia Misae Keto.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física iv,75 f.; 29,5 cm
Notas Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O presente trabalho visa replicar os esstudos anteriors que investigaram os efeitos da recombinação de unidades mínimas na formação de relações de equivalência entre palavra ditada e palavra escrita e na leitura generalizada, usando treinos e testes reduzidos. Foi programada uma redução no número de tentativas do treino das reelações de linha de base AC (palavra ditada/ palavra escrita) e dos testes de equivalência e das novas formas verbais. Quatro crianças pré-escolares foram ensinadas por um procedimento de emparelhamento arbitrário com o modelo, as descrinações condionais AB (palavra ditada/desenho) e AC (palavera ditada/palavra escrita). A seguir foram conduzidos testes para verificar as relações de equivalência BC/CB e os testes de generalização para as novas palavras B'C'/C'B'. Após estes testes, foi conduzido o teste de nomeação oral I e, em seguida, foram aplicados os testes (B''C''/C''B'') envolvendo o terceiro grupo de palavras e o teste de nomeação II. Todos estes testes envolvendo novas palavras foram conduzidos visando verificar a emergência da leitura generalizda. Os quatro participantes apresentaram relações de equivalência. No primeiro teste de deneralização, dois participantes obtiveram resultados muito acima do critério de acertos. No segundo teste das novas formas verbais, dois participantes obtiveram 100% e dois obtiveram acima de 95%. Os resultados dos testes de nomeação oral confirmam a emergência da leitura generalizada. Os resultados demonstram que o treino reduzido foi igualmente ou mais eficiente no que se refere à transferência par novas formas verbais, diminuindo a variabilidade. Estes resultados conferem ao procedimento reduzido um caracteer econômico quanto ao tempo gasoto no experimento e ao investimento financeiro para a realização do estudo.
Assuntos Testes de equivalência
Leitura - Psicologia