Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.93    B817p    DIS   
Autor Principal Brandão, Sandra
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Programa de ensino de escolha de acordo com o modelo por identidade generalizada a partir de discriminações simples com Cebus apella / Sandra Brandão; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física viii,29 f.; 29,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Discriminações condicionais derivadas, como a escolha de acordo como o modelo por identidade generalizada, tem sido demonstradas com facilidade em humanos, mesmo crianças, e com dificuldade em sujeitos não humanos. Essas dificuldades podem ser atribuídas à inadequação dos procedimentos, pois, em algumas situações, é difícil conseguir que o comportamento de escolha fique sob controle das condições programadas. No contexto de escolha de acordo com o modelo, que permite múltiplas fontes de controle de estímulos, as condições necessárias para ensinar o desempenho de identidade generalizada a sujeitos não humanos, representam uma questão experimental ainda em aberto. O objetivo deste projeto foi o de testar procedimentos para aumentar a probalidade de controle do desempenho do sujeito pelas variáveis relevantes em procedimentos de escolha de acordo com o modelo com estímulos novo. Foi avaliado o desempenho do sujeito em duas situações: 1) em testes de escolha por identidade generalizadas, com estímulos previiamente conhecidos em um procedimento de mudanças repetidas de discriminação simples simultânea e 2) em testes com estímulos completamente novos para o sujeito. Foi utilizado um macaco Cebus apella jovem, macho, com história experimental anterior de discriminações simples. O procedimento consistiu de cinco fases. As Fases 1,2 e 4, consistiram de uma revisão de acordo com o modelo por identidade, seguida de um treino de mudanças repetidas de desicrinação simples e, finalmente, escolha de acordo com o modelo por identidade com novos estímulos. Nas Fases 3 e 5 o procedimento de escolha de acordo com o modelo por identidade com novos estímulos antecedeu o treino de mudanças repetidas de discrinação simples. O critério de aprendizagem de 18 tentativas corretas consecutivas foi atingido em 21, 143, 402, 34, e 25 tentativas no procedimento de escolha de acordo com o modelo com novos estímulos nas fases 1 a 5 respectivamente. O procedimento, portanto, foi eficaz para facilitar o ensino do desempenho de escolha por identidade com estímulos completamente novos e com estímulos já conhecidos em um procedimento de mudanças repetidas de deiscrinação simples. Outros estudos para determinar com maior precisão as variáveis que favorecerem o desempenho de identidade generalizada são sugeridos.
Assuntos Testes de equivalência
Cebus apella - Comportamento
Animais - Comportamento
Psicologia - Experiências