Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
621.3822    M141c    T   
Autor Principal Macedo, Valquíria Gusmão .
Entradas Secundárias - Autor Rocha, Brígida Ramati Pereira , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Correção de imagens ultra-sônicas em superfícies irregulares para extração de sinais geológicos / Valquíria Gusmão Macedo ; orientadora, Brígida Ramati Pereira da Rocha.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xv,105 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração:Telecomunicações
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui refeerências bibliográficas
Resumo: Imagens ultra-sônicas de pocos são obtidas com um transdutor giratório que opera inicialmente como transmissor e depois como receptor, capturando o eco gerado. Duas características são medidas: a amplitude do sinal ultra-sônico refletida pela parede do poço e o tempo que o pulso leva opara propagar, pela lama, desde o transdutor até a parede do poço, adicionado ao tempo de retorno para o receptor. Enquanto a amplitude reflete, idealmente, uma quantidade física da rocha (a impedância acústica da rocha), o tempo de trânsito é puramente dependente da forma do poço e da velocidade do sinal na lama. A qualidade da imagem da amplitude refletida - que é de maior interesse para geólogos e petrofísicos - é, entretanto, afetada pela forma do poço e pela atenuação do feixe na lama. Na maioria dos casos, as reduções de amplitude estão relacionadas à forma do poço e, portanto, são registradas nas imagens de tempo de trânsito. Nesta tese, foi desenvolvido um método que usa as imagens de tempo de trânsito para corrigir o efeito da geometria do poço na reduçãso de amplitude. Inicialmente, foi calculada a superfície do poço e, a partir desta, foi derivado o ângulo de incidência do feixe ultra-sônico de chegada. O modelo físico desenvolvido está baseado em experiências de laboratório para transdutores não focalizados e em um modelo computacional para transdutores focalizados. As correções para as amplitudes refletidas são aplicadas como uma função do ângulo de incidência e, em um segundo passo, como uma função do tempo de trânsito par compensar poços alongados. Esste modelo foi testado em vários casos sintéticos e foi mostrado que seu comportamento é satisfatório. Em testes realizados com dados de campo reais, os resultados são bons, quando as causas de redução de amplitude são totalmente devidas a efeitos macro-geométricos.
Assuntos Processamento de sinais
Processamento de imagens
Ondas ultra-sônicas