Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
597.52098115    A851p    DIS   
Autor Principal Assunção, Maria Ivaneide da Silva .
Entradas Secundárias - Autor Barthem, Ronaldo Borges , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Pesca, alimentação e ecologia reprodutiva e embrionária de carataí (Pseudauchenipterus nodosus) (siluriformes, auchenipteridae) no Rio Marapanim, Marapanim, Pará / Maria Ivaneide da Silva Assunção ; orientador, Ronaldo Borges Barthem.
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física ix,112 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2000
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho apresenta informações sobre a pesca, alimentação, reprodução e desenvolvimento embrionáriodocarataí,Pseudauchenipterus nodosus, com base em material coletado do rio Marapanim, PA, no período de dezembro de 1998 a abril de 1999. Para tal, foram realizadas coletas diárias e quinzenais, utilizando-se curral, tapagem e cerca, em quatro trechos do rio: na baía, no funil estuarino, nas porções média e superior. Foi confirmada que a pesca era realizada durante o período reprodutivo da espécie, sendo a maior parte da produção vendida nos municípios vizinhos. Os dados de captura ao longo do rio destacaram a porção superior (33 %) e média (44 %) como os trechos mais produtivos do rio Marapanim e indicaram que o carataí realiza movimento ascendente regido pela lua. A espécie ingeriu maiores propoções de alimento no trecho de água túrbida, principalmente nos córregos de maré, sendo sua dieta composta por anelídeos, artrópodes, moluscos e peixes. As observações locais e a distribuição das freqüências dos ovários nos estádios maduro, de reprodução e esvaziado indicaram que o carataí desova no trecho de água doce e limpa, nas margens do rio e dos igarapés, sob floresta não perturbada. As desovas ocorrem durante os últimos picos das marés máximas de sizígia, e após a retração das marés, os ovos são incubados no solo por cerca de 11 dias até a sizígia seguinte, sob temperatura de 22 a 27,5ºC. Após a eclosão, enquanto a maré não chega, os embriões permanecem na casca e, quando escapam desta, sobrevivem no solo por cerca de duas horas. Esses embriões eclodiam precocemente, aparentando pouca percepção do ambiente. A interferência na reposição anual de carataí no rio Marapanim pareceu depender mais da distribuição das chuvas locais e da integridade da floresta do que da pesca.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Assuntos Bagre (Peixe) Marapanim (PA)
Auchenipteridae
Bagre (Peixe) - Pesca Marapanim (PA)
Peixe - Ecologia Marapanim (PA)