Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3191    W251b    DIS   
Autor Principal Wanzeller, Miguel Gonçalves .
Entradas Secundárias - Autor Alves, Raimundo Nazareno Cunha , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Buscador de ponto de potência máxima (BPPM) para gerador fotovoltaico (PV) baseado em conversor trifásico controlado por fase / Miguel Gonçalves Wanzeller ; orientador, Raimundo Nazareno Cunha Alves.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 103 f.; 29,8 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de energia elétrica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A magnitude de potência de saída cc, gerada por uma fonte fotovoltáica, vaira com o nível de insolação incidente no painel fotovotaico.com a tmpertura do painel e com a carga. Esse trabalho analisa o uso de uma ponte trifásica a tiristores, trifásica, funcionando como um conversor que transforma potência cc em potência ca. Essa estrutura permite o fluxo de potência ao lado cc para o lado ca, quando o conversor opera com ângulo de atraso maior que 90. A potência cc oriiunda do painel fotovoltaico é controlada por uma malha de corrente de tal forma que a potência máxima seja alcançada para qualquer nível de insolação. O ponto de potência máxima sera alcançado variando a corrente de referência como função do nível de insolação e quando a condução no indutor for contínua. Para esse fim deve ser acrescentado um indutor entre o painel fotovaico e o conversor. Desenvolve-se a função de transferência do sistema para verificar sua estabilidade mediante curvas da função de transferência da malha de corrente. Seleciona-se o melhor controlador e calcula-se seus parâmetros. Após várias análises teóricas (simulações digitais) e uso de estratégias de controle, o circuito proposto foi testado experimentalmente e seus resultados foram obtidos com bastante sucesso.
Assuntos Sistemas de energia eletrica
Geração de energia fotovoltaica