Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.284425    C972e    DIS   
Autor Principal Cunha, Marcos Augusto Eger da .
Entradas Secundárias - Autor Machado, Nélio Teixeira , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Estudo do processo de extração supercrítica do resíduo sólido da semente de andiroba / Marcos Augusto Eger da Cunha ; orientadores, NélioTeixeira Machado, Luiz Ferreira de França.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xv,78 f. : il. ; 30,4 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A presagem mecânica das sementes de andiroba (Carapa guianensis, Aubl.) para obtenção de óleo, usado para fins medicinais contra edemas e outras enfermidades, tem como subproduto um resíduo contendo 25% de óleo, o qual é usado atualmente, como matéria prima para a produção de velas repelentes de insetos voadores, apreveitando assim as propriedades do éleo. Neste trabalho é investigada a viabilidade a aplicação da extração supercrítica para recuperar o óleo residual deste subproduto. Para isto, o resíduo sólido resultante da prensagem mecânica das sementes de andiroba feita industrialmente por uma empresa da região, foi submetido à extração com 'CO IND. 2' supercrítico numa planta de extração em escala de laboratório. Foi estudada a influência de parâmetros de processo como temperatura, pressão, vazão de solvente, altura do leito fixo e características físicas da matriz sólida (granulometria), para estabelecer condições ótimas de extração em termos de rendimento e qualidade do produto. A qualidade do produto foi avaliada pela análise do índice de acidez e do índice de saponificação do óleo extraído. Os resultados indicaram que as melhores condições de extração são obtidas a 25 MPa e 343 K, e que, para uma altura de leito fico de 10 cm, não há alteração da taxa de extração com o aumento da vazão acima de 7,0 1/min.
Assuntos Andiroba
Extração com fluído supercrítico
Sementes oleaginosas
Óleos vegetais