Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
664.80461    M827a    DIS   
Autor Principal Moraes, Emerson Luiz de Souza .
Entradas Secundárias - Autor Silveira, Benedito Inácio da , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Aproveitamento do endocarpo de coco como matéria-prima para obtenção de carvão ativado granulado (GAC) / Emerson Luiz de Souza Moraes ; Benedito Inácio da Silveira.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 84 f. : il. ; 30,4 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2002.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: No Brasil são produzidas cerca de 640.000 t/ano de coco e o Estado do Pará contribui com cerca de 15% desta produção. Nesse Estado, uma parte da produção de coco é destinada à fabricação de alimentos e a outra parte é utilizada na indústria têxtil. O endocarpo do coco constitui o resíduo destas indústrias e está sendo aproveitado como combustível, em artesanatos, ou simplesmente é descartado, mas poderia ser empregado para fins mais nobres, como para a produção de carvão ativado, o qual é usado como adsorvente para diferentes finalidades e tem alto consumo comercial. O processo para sua preparação envolve a carbonização e ativação do material carbonáceo e o carvão obtido pode ser apresentado na forma pulverizada, granular e fibrosa. Os carvões ativados granulares (GACs) são considerados mais versáteis do que os outros tipos por serem mais facilmente regenerados. O objetivo deste trabalho foi realizar a síntese e a caracterização de GACs a partir do endocarpo de coco pela utilização do dióxido de carbono como agente de ativação. O processo foi conduzido em forno e reator de pirólise, especialmente projetados para esta finalidade e montados de tal forma a permitir a carbonização e a ativação sem interrupção. A granulometria utilizada foi 2,38 e 4,76 mm e a temperatura de carbonização foi fixada em 700ºC, com taxa de aquecimento de 10ªC/min. Foi feita uma ativação física com 'CO IND.2' com fluxo variando entre 200 e 300 cm/min, temperatura de ativação entre 700 e 800 ªC e tempo de residência entre 60 e 120 min. As respostas à combinação destas variáveis foram observadas através do rendimento, teor de umidade, teor de cinzas, volume de poros e área superficial, em que se utilizou um planejamento fatorial '2 POT. 4'. Verificou-se que, para as faixas trabalhadas, a temperatura de ativação e tempo de residência foram fatores influentes em todas as respostas e o fluxo 'CO IND. 2' foi influente, apenas, no volume de poros e na área específica. Nas mesmas condições estudadas, verificou-se que a granulometria não teve nenhuma influência significativa nas respostas. Para faixa de granulometria trabalhada foi obtido uma área superficial máxima de 422 m² /g, indicando que o endocarpo de coco pode perfeitamene ser aproveitado para a produção de GACs.
Assuntos Coco - Indústria
Coqueiro
Processos de fabricação
Carvão vegetal
Catálise
Resíduos industriais - Reaproveitamento