Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
658.022098115    S237o    DIS   
Autor Principal Santos, Marcos Antônio Souza dos
Entradas Secundárias - Autor Santana, Antonio Cordeiro de orient.
Universidade da Amazônia
Título Principal Organização e competitividadedas micro e pequenas empresas de artefatos de madeira do stado do Pará / Marcos Antônio Souza dos Santos ; orientador Antônio Cordeiro de Santana
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 153 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Curso de mestrado em economia, Universidade da Amazônia UNAMA, 2002
Inclui bibliografias
Analisou-se a competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) de artefatos de madeira do Estado do Pará à luz dos modelos teóricos: estrutura-conduta-desmpenho, cinco forças competitiva de porter e competitividade sistêmica. Os artefatos de madeira são produtos de demanda elástica a preços. Os indicadores de concentração de mercado (Taxa de Concentração de Mercado - TCM e Índice de Herfindahl-Hirschman - IHH), empregados para determinar a concentração e o poder de mercado das empresas, indicam que este segmento apresenta baixa concentração. Constatou-se que as MPE representam 98,89% do total de empresas que atuam no segmento de artefatos de madeira do Estado do Pará e ocupam 83,82% da mão-de-obra que, em geral, é permanente e apresenta baixo nível de escolaridade. As relações estabelecidas entre as MPE, os fornecedores e clientes não envolvem contratos formais, apenas contratos implícitos, em que os compromissos são firmados com base apenas na confiança entre as partes. No caso dos clientes, a orientação de vendas envolve os mercados atacadistas e varejistas locais, regionais, nacionais e internacionais, atendendo às demandas por encomendas. O controle de qualiade e a aplicação de normas técnicas vêm sendo utilizadas no âmbito das MPE, para atender às exigências do mercado consumidor nacional e por ser uma condição necessária para a inserção no mercado internacional. É grande o número de empresas que desconhecem a existência de normas técnicas, cerca de 31,13% do total. O emprego da informática tem aplicação restrita às áreas de gerenciamento administrativo, contabilidade e vendas, uma vez que, nas linhas de produção, não é utilizada. O baixo acesso às linhas de crédito e aos serviços de assistência técnica são fatores limitantes ao desempenho das MPE de artefatos. Com relação ao desempenho destas empresas, destaca-se a significativa evolução do market share nos últimos 13 anos, passando de uma modesta participação de 2,37% em 1989, para 25,85%, em 2001, evoluindo a uma taxa de crescimento de 30,35% ao ano no período de 1995/2001. No âmbito macroeconômico, a variável de maior contribuição para a ampliação do fluxo de comércio de artefatos é a taxa de câmbio, que apresentou efeito positivo e da ordem de 1,69% para cada incremento de 1% na taxa de câmbio. Finalmente, os indicadores de vantagem competitiva revelada e de market share mostram que as MPE de artefatos de madeira do Estado do Pará são competitivas no mercado internacional e que há uma tendência positiva de crescimento desses indicadores. Por fim, propõe-se que a organização das empresas em clusters tende a ser uma forma apropriada de fortalecer o desenvolvimento local visando criar vantagens competitivas sustentáveis.
Assuntos Pequenas e médias empresas Pará
Conglomerados (Empresas) Pará
Indústria madeireira Pará