Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
341.6    F363d    DIS   
Autor Principal Fernandes, Maria da Conceição Sousa
Entradas Secundárias - Autor Brito Filho, José Cláudio Monteiro de, 1964- orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito
Título Principal Doenças do trabalho : cidadania : repercussões na relação de emprego / Maria da Conceição Sousa Fernandes ; orientador, José Cláudio Monteiro de Brito Filho
Publicação Belém : s.n., 2003.
Descrição Física 160 f. ; 31 cm
Notas Área de concentração: Instituições Jurídico-Políticas
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Jurídicas, Curso de Mestrado em Direito, 2003.
Inclui bibliografias
Resumo: O presente estudo, intitulado DOENÇAS DO TRABALHO: cidadania: repercussões na relação de emprego, tem como objetivo o impacto das atividades laborais deflagradoras de entidades mórbidas. Dentre as moléstias que mais afetam o trabalhador em serviço é dada ênfase às Lesões por Esforço Repetitivos. Foi construído o encadeamento do tema a partir do reconhecimento do empregado - pessoa humana - com atributo substancial criador do status de cidadania, numa instigação aos direitos e garantias fundamentais inseridas no texto da constituição cidadã - Constituição da República do Brasil de 1988. A abordagem é limitada á relação de emprego, precisamente quando se dá o afastamento do empregado pela ocorrência das contigências cobertas, ensejando a aplicação das leis previdenciárias, assegurando ao trabalhador, nessa condição, a substituição da remuneração que até então, usufruía pelo seu trabalho e como fonte de subsistência própria e de seus dependentes, bem como de outros benefícios legalmente deferidos. A contextualização do tipo acidentário não prescindiu da análise da característica dos distúrbios osteomusculares (DORT) resultantes da atividade laboral, na qual os métodos empregados formam, com a sintomatologia da vítima, o nexo etiológico que contribui para o diagnóstico da moléstia. Para as características das Lesões por Esforço Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados os Trabalho - LER/DORT, enquando doença, e o empregado, enquanto vítima, vislumbra-se a concorrência de fatores psicológicos como um dos aspétcos de grande preponderância para o adoecimento. Enfim, o modelo novo de produção com a prescisão do sistema informatizado, a celeridade da comunicação e o crescimento do mercado conduziu para uma análise de uma questão julgada crucial. O Estado-nação transformado em agente do neoliberalismo diminuiu seu poder em benefício dos mercados financeiros internacionais, resultando na indiferença aos interesses individuas, enquanto modelo clássico de trabalho cede lugar a grupos de trabalhadores autônomos, sem vínculo de emprego e sem poder de reivindicação. Conclui-se, portanto, que os direitos e garantias fundamentais, arcabouço da cidadania, já não desfrutam do valor de outrora.
Assuntos Direito do trabalho
Ambiente de trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Segurança do trabalho
Lesões por esforços repetitivos