Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
378.10409811    B823p    T   
Autor Principal Brasil, Walterlina
Entradas Secundárias - Autor Aragón, Luis E. (Luis Eduardo) orient.
Título Principal Pertinência científica das IFES universitárias e desenvolvimento regional : pressupostos, razões e alternativas na Amazônia / Walterlina Brasil ; orientador, Luis Eduardo Aragón Vaca
Publicação 2003.
Descrição Física 358 f. : il. ; 29 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Curso de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, 2003
Inclui bibliografias
O propósito desta Tese é apresentar argumentos favoráveis a elevação da pertinência científica das universidades públicas federais na região Norte do Brasil. Este propósito parte da premissa de que uma ferramenta importante é o fortalecimento da cooperação interuniversitária em âmbito regional. Centra-se nas universidades públicas federais por estarem diretamente vinculadas as políticas do conhecimento "estatais" e comporem, necessariamente, o alvo das ações para a educação superior universitária. Trata-se de uma questão complexa em virtude de que as universidades são instituições seculares e de tradição científica tia como duvidosa. Entretanto, esta condição contrasta com o fato de que, mesmo como componente de estrutura burocrática para gestão das políticas públicas relativas a educação, as universidades servem para abrigar um número significativo de profissionais que desenvolvem atividades de pesquisa, estando, a partir destes, relacionadas também com a produção de um conhecimento de tipo científico. Está estabelecida uma tensão que questiona as conseqüências sociais deste conhecimento e a pertinência desta instituição diante das estratégias para elevação do patamar científico e tecnológico do país. A base empírica para a análise dos argumentos é o sistema de educação superior público federal brasileiro constituído de Centros Tecnológicos, Instituições Isoladas, e Universidades, premiando analiticamente estas últimas. O enfoque comparativo é regional apresentado as distinções inter e intra-regionais de cada uma delas. Os dados servidos para relacionar os conceitos utilizados na tese, foram catalogados a partir de sua disponibilidade nas agências oficiais, nas instituições universitárias e, quando em termos específicos, na Associação de Universidades Amazônicas-UNAMAZ, Brasil. Aponta-se direções para a revisão do processo de articulação das universidades da Amazônia, pela via da cooperação interuniversitária, recomendando-se o fortalecimento da UNAMAZ, como um programa de cooperação consolidado, a partir do equilíbrio da participação das universidades intrarregionalmente no Brasil, como capaz de elevar a pertinência científica das universidades.
Assuntos Associação de Universidades Amazônicas
Cooperação universitária Amazônia
Ensino superior - Finalidades e objetivos