Número de Chamada
|
056.9
|
Autor Principal
|
Baraldi, Ivete Maria
|
Título Principal
|
Matemática na escola: que ciência é esta? / Ivete Maria Baraldi
|
Descrição Física
|
p.11-144 ; 21 cm
|
Descriçao Física
|
Cadernos de divulgação cultural , Baurú : EDUSC n.66, (abr.1999), p.11-144, 0102-8227, (BR-BeUFP) 121662
|
Notas
|
Resumo: Neste trabalho, mostramos nossa compreensão - elaborada durante nossa ação como docente nas aulas de Matemática do Curso Propedêutico de Jaú-SP, em 1995 - sobre conteúdos e concepções da Matemática aprendida por alunos que permaneceram, em média, 12 anos na escola pública e completaram os estudos até, no mínimo, o ensino médio. Ainda, mostramos como os alunos - jovens de 18 a 22 anos - percebem a escola em alguns de seus vários aspectos e como isso se interliga com o processo de ensino e de aprendizagem. Também, evidenciamos como a Matemática aparece em sala de aula, ao proporcionarmos a retomada de conceitos e ao questionarmos sobre o seu significado para os alunos. Enfim, mostramos como a aprendizagem significativa pode acontecer no ensino da Matemática, utilizando-nos de recursos metodológicos como: aulas expositivas dialogadas, resolução de problema e ensino por descobertas, embasados na Teoria Construcionista de David Ausubel.
|
Notas Locais
|
Material disponível na Biblioteca Central
|
Assuntos
|
Matemática Estudo e ensino
|
|