Dados do Acervo - Artigos

Número de Chamada   
 
056.9    
Autor Principal Munerato, Rita Virgínia Salles
Título Principal Educação infantil: políticas públicas na década de 80 / Rita Virgínia Salles Munerato
Descrição Física p.15-144 ; 21 cm
Descriçao Física Cadernos de divulgação cultural , Baurú : EDUSC n.73, (jun. 2001), p.15-144, 0102-8227, (BR-BeUFP) 121662
Notas Resumo: Este trabalho tem por finalidade a análise da Educação Infantil, na década de 80, no Brasil e no Município de Bauru. Análises voltadas para a realidade da Educação Infantil no Brasil e em vários Municípios ampliam consideravelmente a literatura contemporânea. Os movimentos gerais de luta e discussão da situação da criança têm suscitado preocupações e provocado conquistas, destacando-se a incorporação deste nível de ensino na Educação Básica, proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. À busca de um embasamento da análise, levantamos subsídios e desenvolvemos reflexões sobre o crescimento quantitativo do atendimento, os movimentos sociais, as conquistas no âmbito da legislação, a formação dos profissionais de Educação Infantil, as inovações e políticas educacionais, os estudos, pesquisas e teorias pedagógicas, em âmbito nacional, que mediatizadas posteriormente, contribuiram para análise da educaçã infantil no Município de Bauru-SP. A implantação da Pedagogia Freinet, no Município de Bauru, na administração Tuga Angerami, foi destacada no trabalho, partindo da análise de documentos, dados obtidos, leis, publicações dos meios de comunicação e depoimentos feitos pelos profissionais da educação infantil e Secretários da Educação que atuaram no período. A pesquisa revelou a problemática de uma proposta pedagógica implantada pelo Poder Executivo, num contexto político conturbado e encaminhamento de ações inadequadas que, embora tenham provocado conflitos e divisão de opiniões entre os professores, foram um marco para a caminhada de mudanças.
Notas Locais Material disponível na Biblioteca Central
Assuntos Ensino fundamental Política governamental