Dados do Acervo - Artigos

Número de Chamada   
 
056.9    
Autor Principal Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro
Título Principal A Construção da geometria pela criança / Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
Descrição Física p.11-201 ; 21 cm
Descriçao Física Cadernos de divulgação cultural , Baurú : EDUSC n.74, (set. 2001), p.11-201, 0102-8227, (BR-BeUFP) 121662
Notas Resumo: Este trabalho tem como objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa que teve como propósito averiguar a gênese das relações espaço-geométricas em crianças de educação infnatil, fundamentada na epistemologia de Jean Piaget. O presente texto é composto de duas partes, sendo a primeira teórica, buscando resgatar a história da Ciência Geométrica e o desenvolvimento da geometria infantil e a segunda apresentando os resultados de uma pesquisa empírica, composta por três grupos de provas visando à confirmação do estudo teórico da geometria infantil. Na primeira prova, foi utilizado o desenho da figura humana e a cópia de formas geométricas para averiguar quais são as relações geométricas que estão presentes no desenho da criança; na segunda, procurando avaliar as relações projetivas, foi utilizado, como recurso, a construção de retas projetivas em diferentes situações sobre duas formas de mesa - retangular e redonda; e na terceira, a avaliação das relações euclidianas através da representação da criança do nível dos líquidos, utilizando dois formatos de garrafas. Os resultados da pesquisa mostraram que: a) os dados obtidos com a pesquisa empírica apresentam as faixas etárias e as características do pensamento infantil em cada estágio de desenvolvimento e suas respectivas faixas etárias muito próximas aos apresentados nas pesquisas de Piaget, contrariando a ordem apresentada pela Ciência Geométrica, ou seja, euclidiana, projetiva e topológica; b) as relações topológicas são as primeiras utilizadas pelas crianças em idade de educação infantil, sendo necessárias à construção das projetivas e euclidianas, tembém encontradas por Piaget. Para este epistemólogo, as relações espaço-geométricas têm início em relações de caráter bastante primitivo que os geômetras chamam de topológicas e estão ligadas às vizinhanças, separação, ordem, circunscrição e continuidade. Tais relações topológicas são fundamentais e necessárias à construção das relações projetivas e euclidianas; c) a construção do espaço é fruto de um longo processo que se constitui com as operações e não fruto somente da experiência, nem tampouco encontra-se em estruturas formadas a priori.
Notas Locais Material disponível na Biblioteca Central
Assuntos Geometria Estudo e ensino