Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
306.9    P337i    DIS   
Autor Principal Pavão, Suelene Leite
Entradas Secundárias - Autor Mendonça, Kátia Marly Leite , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Mestrado em Sociologia.
Título Principal Imaginário dos trabalhadores da morte / Suelene Leite Pavão ; orientadora : Kátia Marly Mendonça
Publicação 2002.
Descrição Física 159 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Mestrado de Sociologia, 2002.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Este trabalho, situado na área das Ciências Humanas e Sociais , analisa a relevância do tema da Morte - tendo em vista a importância crucial de tal acontecimento para a própria vida humana, em todos os tempos - e assume aqui a marca adicional de pertinência e aatualidade, tendo em vista sua configuração bastante específica, em cirtude de em nosso recorte teórico, tomarmos a morte e o morrer enquanto constituídos por duas importantes dimensões da existência humana: 1) o trabalho, em virtude de circunscrevermos a morte enquanto evento inserido no mundo do trabalho (espaço de vida, mas também de sofrimento e morte, como nos atestam análises como a de Dejours - 1992) ou mais claramente, sendo a morte visada aaaatravés da sua apreensão pelos trabalhadores que atuam em diferentes ocupações que integram as diversas modalidades de serviços funerários na área metropolitana de Belém; 2) as instâncias do imaginário do imaginário e do simbólico, tendo em vista tomarmos a morte através da configuração do sentido que lhe são conferidos pela via do imaginário e do simbólico (entendidos como elementos fundamentais para a constituição do próprio sujeito), e expresso aatravés dos relatos dos trabalhadores da morte.
Assuntos Morte
Ritos e cerimônias fúnebres
Morte - Aspectos simbólicos
Trabalho