Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.26    S729v    DIS   
Autor Principal Souza, Jaime Luiz Cunha de
Entradas Secundárias - Autor Mendonça, Kátia Marly Leite , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Mestrado em Sociologia.
Título Principal Vida de velho : do exílio da sociedade à sociedade do asilo / Jaime Luiz Cunha de Souza ; orientador, Kátia Mendonça
Publicação 2002.
Descrição Física 125 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Mestrado em Sociologia, 2002.
Inclui bibliografias e anexos
Resumo: O aumento de população de idosos em todo o mundo, e especialmente no Brasil, trás à tona a necessidade de repensar o lugar deste contigente humano no contexto social. Existem processos que o deslocam do convívio da sociedade mais ampla em direção à segregação asilar. Historicamente o idoso sempre fez parte do grupo composstos por excluídos e marginalizados, principalmente quando aaaagregada à velhice se encontra a pobreza. Procuramos visualizar sua presença e fazê-la emergir dessa massa difusa e para tanto, focalizamos três aspectos principais: o primeiro põe à mostra um processo que se revela como negação ao Outro do direito à sua própria humanidade consstruída soocialmente; o segundo aspecto revela as formas pelas quais ele se torna descartável simplesmente por não ser o paradigma de indivíduo que a sociedade valoriza; o terceiro aspecto refere-se aos sentimentos experimentados pelos idosos a partir de uma rotina instituicionalizada vivida em asilo público.
Assuntos Idosos
Asilo para idosos
Segregação