Número de Chamada
|
150 C761s DIS
|
Autor Principal
|
Conte, Isabel Lúcia Florentino
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Fontes, José Carlos Simões orientador Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
|
Título Principal
|
Sucessão de respostas em humanos : análise dos procedimentos sucessivo e simultâneo / Isabel Lúcia Florentino Conte ; orientador, José Carlos simões Fontes
|
Publicação
|
1994.
|
Descrição Física
|
xi, 63 f. : il. ; 29 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1994 Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de analisar e comparar o efeito de dois procedimentos de treino na aquisição e manutenção de uma sucessão de respostas. os sujeitos foram 24 estudantes universitários, divididos em dois grupos. Os sujeitos do Grupo 1 foram submetidos ao procedimento foram submetidos ao procedimento de treino com apresentação simultânea dos estímulos. Seguia-se a Fase de Manutenção, com as mesmas contigências experimentais para os dois grupos, com apresentação simultânea e sem conseqüências para respostas corretas. A análise estatística não mostrou diferenças significativas para as medidas total de tentativas, total de erros e erros reais na fase de Aquisição, mas foi observado padrão de desempenho distrinto entre os sujeitos do Grupo 1 e do Grupo 2. Na fase de Manutenção, os resultados não diferiram entre os grupos na maior parte das medidas. Parece que independentemente do procedimento a que os sujeitos foram submetidos na fase de aquisição todos aprenderam a seqüência de maneira sucessiva, tal como proposto pelo modelo tradicional de encadeamento. Ou seja, cada membro da seqüência foi sendo gradativamente colocado sob controle discriminativo. Os resultados indicaram a efetividade de se investigar a história de aquisição para explicar o desempenho em seqüências de respostas
|
Assuntos
|
Comportamento humano
|
|