Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.1943    M188p    DIS   
Autor Principal Magalhães, Celina Maria Colino
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Pré-requisitos do comportamento matemático : análise experimental do comportamento de contar / Celina Maria Colino Magalhães ; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação 1990.
Descrição Física 160 f. ; 33 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1990
Inclui bibliografias
Resumo: Grande parte da pesquisa sobre aprendizagem matemática, tem como base a teoria Piagetiana. Na linha da análise comportamental, trabalhos investigando a aprendizagem matemática são pouco encontrados. Neste trabalho pretendeu-se elaborar uma metodologia que possibilitasse verificar as categorias comportamentais envolvidas no comportamento de contar, sua ordem de complexidade e a necessidade de comportamentos intermediários entre uma tarefa e outra. No experimento 1, foram sujeitos 4 meninos de primeira série, todos repetentes. Foram apresentadas 17 tarefas na ordem descrita por Schoenfeld (1976). Os dados indicaram que algumas tarefas estão em ordem de complexidade; que há lacunas entre outras e que outras parecem ser independentes das demais. No experimento 2, foram destacadas as 3 tarefas em que todos os sujeitos haviam errado 100% dos problemas. Foram sujeitos 3 meninos submetidos a três estágios do procedimento: Pré-teste, Ensino e Pós teste, para cada uma das tarefas. Os dados mostram que na Tarefa 1 (considerar um algarismo como elemento de um conjunto) a fase de ensino mostrou-se eficaz, tendo o sujeito acertado todos os problemas no pós-teste; para as duas outras (adição e subtração) os dados mostram que o ensino não foi eficaz, os sujeitos somam e subtaem com material concreto ou figuras desenhadas, mas não executam os mesmos problemas com algarismos. No experimento 3 foram reapresentadas as 2 tarefas (adição e subtração) aos 2 sujeitos do experimento anterior que haviam errado, com o acréscimo da representação pelo sujeito, de cada problema apresentado iconicamente, pelos algarismos correspondentes. No Pós-teste os dois sujeitos acertaram 100 % dos problemas apresentados. Ficou evidenciado que a passagem da habilidade de somar quantidades para a de somar usando algarismos precisa de uma etapa intermediária em que o sujeito representa passo a passo com algarismos o problema com quantidades.
Assuntos Comportamento humano
Psicologia experimental