Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.1943    P221a    DIS   
Autor Principal Paracampo, Carla Cristina Paiva
Entradas Secundárias - Autor Fontes, José Carlos Simões
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Alguns efeitos de estímulos antecedentes verbais e reforçamento programado no segmento de regras / Carla Cristina Paiva Paracampo ; oientador, José Carlos Simões Fontes
Publicação 1991 :
Descrição Física 30 f. : il. ; 34 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1991
Inclui bibliografias
Resumo: objetiva examinar se regras são seguidas tanto na presença quanto na ausência de reforçamento programado, quando as ocasiões (luzes associadas a instruções) para responder de acordo com a regra foram manipuladas. Para tanto, quatro crianças, de sete e nove anos de idade, foram submetidas a um procedimento de escolha de acordo com o modelo, onde instruções descreviam o ue o sujeito de veria fazer. Os resultados mostraram que: 1) regras podem ser seguidas tanto na presença quanto na ausência de reforçamento programado; 2) mas quando as ocasiões para responder de acordo com a regra são removidas, o seguimento de regra é abandonado; e 3) entretanto, é imediatamente reestabelecido quando essas ocasiões voltam a estar presentes.
Assuntos Comportamento operante
Reforço (Psicologia)