Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
577.509811    R175s    DIS   
Autor Principal Ramos, Karina Ninni
Entradas Secundárias - Autor Mathis, Armin , 1959- orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Sustentabilidade incógnita : análise de fluxos materiais em três comunidades impactadas pela instituição da Floresta Nacional de Caxiuanã-PA / Karina Ninni Ramos ; orientador, Armin Mathis
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 90 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2001.
Inclui bibliografia
Muitas Unidades de Conservação no Brasil foram criadas sem que se tomasse conhecimento das populações que habitavam os espaços que passaram a ser áreas protegidas. Ou, por outra, tomou-se conhecimento delas superficialmente, apenas o suficiente para se supor que fossem "prejudiciais" ao meio, o que abriu caminho para expulsá-las dos lugares que habitavam e conheciam. A história da criação da Flona Caxiuanã não é muito diferente da história da criação de outras Flonas, como a do Tapajós, por exemplo. Depois que o governo (na época, o IBDF) expulsou a maior parte dos moradores, os que ficaram foram se adaptando às novas condições impostas pelo órgão ambiental federal (hoje Ibama). Há cerca de dez anos, o Museu Paraense Emilio Goeldi instalou no local uma base de pesquisas - a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) - e vem preenchendo certos espaços que outros setores do Estado deveriam estar cumprindo: dando escola para as crianças, providenciando cursos com as parteiras, levando médicos para avaliar o estado de saúde das populações - mormente de três comunidades: Pedreira, Caxiuanã e Laranjal. Utilizando-se de uma metodologia conhecida como MFA (Material Flow Account), esta pesquisa contabilizou os fluxos materiais de três comunidades e a partir destes dados obteve uma média de consumo de matéria per capita ao ano. Na comparação com os dados de esfera nacional, estimuo-se que a média de consumo de matéria de um brasileiro é o dobro da média de um morador da Flora Caxiuanã e arredores. Ao retirar as populações tradicionais de seus locais de origem, o Estado contribui para fragilizar as fronteiras da Flora com as adjacências, em nome de um 'perigo' que elas não representam. Os indicadores de sustentabilidade que esta metodologia reconhece indicam que Caxiuanã, Pedreira e Laranjal geram entropia quase zero e são, além de auto-suficientes, também sustentáveis.
Assuntos Homem - Influência sobre a natureza Caxiuanã (Melgaço, PA)
Desenvolvimento sustentável Floresta Nacional de Caxiuanã (PA)
Floresta Nacional de Caxiuanã (PA)