Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.15509811    R484v    DIS   
Autor Principal Ribeiro, Beatriz Maria de Figueiredo
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Gutemberg Armando Diniz orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Viver, produzir e preservar : construindo o projeto casa familiar rural da Transamazônica / Beatriz Maria de Figueiredo Ribeiro ; orientador, Gutemberg Armando Diniz Guerra
Publicação Belém : [s.n.], 2003.
Descrição Física 186 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2003.
Iclui referências bibliográficas
À Transamazônica coube o papel de ser um território heterogêneo do novo campesinato formado a partir dos anos 60 na Amazônia, face à cobertura dos eixos rodoviários e à implantação dos projetos de colonização oficial. Daí emerge a principal força política que vai construir o Movimento pela Sobrevivência da Transamezônica (MPST), protagonista de todas as ações que levaram à decisão sobre a implantação da Casa Familiar Rural (CFR), projeto de Educação básica do campo. Esse processo, iniciado na década de 1980, culminou com a implantação de uma experiência piloto da CFR, em 1995, no município de Medicilândia. Apesar de ser elemento estratégico dentro do projeto camponês de desenvolvimento, a CFR possui uma inconstância em seu funcionamento, fruto de fatores externos e internos ao movimento. Os fatores externos relacionam-se ao contextopolítico-econômico e dependem basicamente da capacidade organizativa e política do movimento para que ocorram mudanças, bem como, da vontade política dos governos. Os fatores internos estão relacionados à existência de duas forças dentro do movimento social que assumem, em suas práticas, perspectivas que se confrontam no estabelecimento de prioridades ao incorporaremvisões segmentadas da relação entre desenvolvimento e educação. Do equilíbrio dessas forças depende a efetivação da organicidade desta relação. A análise das CFRs implantadas na rregião, realizada a partir dos fatores relacionados aos processos ecológicos, político-econômico-espaciais e sócio-culturais, demonstrou que elas seguiram dinâmicas diferenciadas de acordo com cada contexto onde estava inserida e, de acordo com a prática internalizada específica de cada escola, ocorrendo uma relação direta entre as condições iniciais predominantes no processo de implantação e a atual forma em que se encontram as escolas.
Assuntos Educação popular Rodovia Transamazônica (Brasil)
Desenvolvimento rural Rodovia Transamazônica (Brasil)