Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
624.15098115    S159m    DIS   
Autor Principal Salame, Antonio Massoud
Entradas Secundárias - Autor Alencar Júnior, Júlio Augusto de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Mapeamento das fundações mais usadas na cidade de Belém-PA : proposta preliminar de mapeamento de soluções utilizadas em casos recentes / Antonio Massoud Salame ; orientador, Júlio Augusto de Alencar Júnior
Publicação 2003.
Descrição Física 181 f. : il. ; 31 cm
Notas Área de concentração : Construção civil
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2003.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Realiza o levantamento dos vários tipos de fundações mais comumente utilizadas na construção civil, nas últimas décadas na cidade de Belém - PA, definindo suas propriedades, peculiaridades, aspectos técnicos de seu dimensionamento, capacidade de carga e processo executivo. Identifica o tipo de solo, em que estão assentes, com respectivos perfil e características geotécnicas e efetua oo mapeamento da cidade por regiões, de acordo com perfil geológico; tipo de fundação; profundidade de assentamento; processo executivo; custo relativo. O trabalho é dividido em quatro etapas: a primeira correspondente à pesquisa bibliográfica a respeito do estudo das fundações, abrangendo desenvolvimento histórico das fundações e mecânica dos solos, no mundo, Brasil e Belém; pesquisa geotécnica e características do solo de Belém e; estudo dos Sistemas de Informações Geográficas - SIG,; a segunda envolvendo levantamento técnico junto as empresas construtoras e firmas de projetos locais, para catalogação e formação de um banco de dados acerca das fundações praticadas na cidade; a terceira relativa a ordenação e análise técnica dos dados coletados e a quarta, consiste na redação no texto final e na elaboração de mapas da cidade, baseados em Sistema de Informação Geográfica - SIG, em escala 1:10.000, concernentes ao tipo de fundação; o perfil geotécnico do terreno; o tipo de solo e processo executivo; profundiade provável para a fundação e, o custo relativo da fundação em relação ao total da obra.
Assuntos Fundações (Engenharia) Belém (PA)
Cartografia Belém (PA)