Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
599.098    D585p    DIS   
Autor Principal Diniz, Felipe Monteiro
Entradas Secundárias - Autor Toledo, Peter Mann de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Museu Paraense Emílio Goeldi
Título Principal Padrões na estruturação de comunidades de mamíferos terrestres na América do Sul / Felipe Monteiro Diniz ; orientador, Peter Mann de Toledo
Publicação 2001 2001.
Descrição Física 48 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2001.
Inclui refências bibliográficas e apêndices
Resumo : Na análise das causas que levam ao aparecimento de padrões das estruturas em comunidades de mamíferos terrestes da América do Sul, sempre foi um desafio conseguir um perfil exato dos processos evolutivos observáveis em larga escala. Neste trabalho proocura-se analisar os padrões de distribuição da mastofauna terrestre na América do Sul, procurando correlacionar as diferentes faunas com diferentes gráficos utilizando um refinamento do método de cenogramas. Levaram-se em conta variáveis ecológicas que teriam influenciado a distribuição das espécies e o tamanho que apresentam (alimentação, locomoção e porte). Verificou-se também a possibilidade de aplicação do método para a análise da fauna de mamíferos terrestres extintos na América do Sul. Os resultados apontam para a consistência do uso de tal metodologia nos conjuntos atuais e uma boa possibilidade de sua aplicação em comunidades extintas. Para tanto, considerações devem ser feitas acerca de lacunas de conhecimento sobre os padrões de distribuição das mastofaunas atuais, como as relações ecológicas e evolutivas entre os mamíferos e o continente sul-americano.
Assuntos Mamífero América do Sul