Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12098111    F383f    DIS   
Autor Principal Ferreira, Ângela Maria Liberalquino
Entradas Secundárias - Autor Cunha, Myriam Crestian , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal Formação de alfabetizadores no estado de Rondônia : uma contribuição da lingüística aplicada ao ensino-aprendizagem de línguas / Ângela Maria Liberalquino Ferreira ; orientador, Myriam Crestian Chaves da Cunha
Publicação 2002.
Descrição Física 144 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Este trabalho tem por escopo oferecer contribuições de Lingüística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas para a formação inicial de professores que irão atuar na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental no estado de Rondônia em consonância com os objetivos da educação nacional. Assim sendo, este estudo parte da hipótese de que as grades curriculares dos cursos de pedagogia do estado de Rondônia, visando à formação de alfabetizadores, não condizem nem com os estudos mais recentes no campo do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita e nem com as metas do Estado expressas nos textos legais, para uma educação básica de qualidade. Dentro dessa perspectiva, esta dissertação coloca em discussão quatro questões: "O que significa ser algabetizado?", Que saberes são necessários ao alfabetizador?", "Que competências são necessárias ao alfabetizador?" e "Que formação está sendo/pode ser oferecida nos cursos de pedagogia de Rondônia?". Com base nos resultados desenvolvidos no decorrer desta investigação científica, são apresentadas sugestões para uma formação inicial de melhor qualidade para os alfabetizadores. Por fim, nas considerações finais, são destacadas duas reflexões que esta pesquisa ensejou e que não devem deixar de ser consideradas nos cursos de formação inicial desses profissionais, para que eles possam estar preparados para se adaptarem às exigências de uma sociedade caracterizada essencialmente pela mudança. Com este trabalho, espera-se que as grades curriculares apreciadas possam ser alteradas de modo a atenderem às demandas atuais de uma formação profissional adequada àqueles que serão responsáveis pelas bases da formação de leitores/redatores proficientes.
Assuntos Professores - Formação Rondônia
Lingüística aplicada
Professores alfabetizadores