Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.911    F299e    DIS   
Autor Principal Feio, Leila do Socorro Rodrigues
Entradas Secundárias - Autor Kato, Olivia Misae , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal A equivalência de estímulos e leitura recombinativa da simbologia Braille em deficientes visuais : efeito do espaçamento entre sílabas / Leila do Socorro Rodrigues Feio ; orientador, Olivia Misae Kato
Publicação 2003.
Descrição Física 46 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2003
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : O presente estudo visou replicar os estudos sobre leitura compreensiva, que tinham sido realizado usando o procedimento de equivalência de estímulos, com estímulos táteis em Braille em crianças cegas. Visou, ainda, investigar se o espacamento longo entre as sílabas favorece a leitura recombinativa. Quatro alunos cegos aprenderam relações entre palavras dutadas e objetos (AB) e entre palavras ditadas e escritas em Braille (AC). Os alunos aprenderam com duas condições. Em uma condição, palavras foram apresentadas com espaçamento temporal entre sílabas ditadas e espaçamento visual entre as sílabas escritas durante o ensino AC. Na outra condição, outras palavras foram apresentadas sem espaçamento entre as sílabas durante o ensino AC. Depois do ensino AB e AC em cada condição, foram testadas as relações entre objeto e palavras escritas (BC) e entre palavras escritas e objeetos (CB). Os participantes mostraram essas relações nas duas condições. Em seguida, foram apresentados testes de leitura das palavras escritas (palavras de ensino). Os participantes leram essas palavras. Depois, foram apresentadas palavras formadas pela recombinação das sílabas das palavras ensinadas (palavras de generalização). Os participantes que aprenderam primeiro com espaçamento entre sílabas leram todas as palavras de generalização na condição com espaçamento e leram aproximadamente dois terços das palavras na condição sem espaçamento. Os participantes que aprenderam primeiro sem espaçamento entre sílabas leram poucas palavras de generalização. Finalmente foi verificado que os participantes mostraram as relações emergentes AB, BC, CB e AC com as palavras das sílabas recombinadas. Estes resultados mostraram que pessoas cegas podem aprender a ler com compreensão com os procedimentos de equivalência de estímulos. Mostraram, ainda, que quando as palavras são ensinadas inicialmente com espaçamento entre as sílabas recombinadas. Os resultados achados na presente pesquisa podem contribuir par melhorar as técnicas de ensino da leitura de pessoas cegass e, portanto, melhorar a sua qualidade de vida.
Assuntos Compreensão na leitura
Cegos - Sistemas de impressão e escrita