Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
372.41    S676e    DIS   
Autor Principal Soares, Izabel Cristina Rodrigues
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos , 1953- orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal O ensino-aprendizagem da leitura : uma abordagem interativa / Izabel Cristina Rodrigues Soares ; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 1993.
Descrição Física 212 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas . Curso de Mestrado em Lingüística, 1993
Inclui bibliografias
Resumo: Propõe-se, neste estudo, a partir de um conjunto de de reflexões teóricas centradas na concepção de leitura enquanto processo ativo de elaboração e de reconstrução de sentido, algumas sugestões de ordem prática destinadas ao ensino de primeiro grau maior. São atividades em que se tenta levar os alunos a ler ativamente um texto, procurando-se intervir na exploração perceptiva, na antecipação do sentido, através de elaboração de hipóteses, na mobilização da memória, na reconstrução da coerência textual, através do uso intensivo tanto de índices lingüísticos, quanto de conhecimentos prévios, e na recuperação de conteúdos implícitos
Assuntos Leitura
Ensino de primeiro grau