Número de Chamada
|
370.15 O48d DIS
|
Autor Principal
|
Oliveira, Marinalva Silva
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Tourinho, Emmanuel Zagury , orientador Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
|
Título Principal
|
Desempenho de alunos de 1ª e 2ª séries do 1º grau na solução de problemas aritméticos de adição e subtração / Marinalva Silva Oliveira ; orientador Emmanuel Zagury Tourinho
|
Publicação
|
1996.
|
Descrição Física
|
83 f. : il. ; 33 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento
Inclui bibliografias Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o desempenho de alunos repetentes da 1ª ´série do 1º grau (anteriormente reprovados em matemática) e alunos não repetentesda 2ª série do 1º grau na solução de problemas matemáticos de adição e subtração. Foram pesquisados 38 sujeitos divididos em quatro grupos: Grupo 2F (2ª série, não repetentes, entrevistados ao final do ano letivo); Grupo 1F (repetentes da 1ª série, entrevistados no final do ano letivo); Grupo 2IN (2ª série, não repetentes, entrevistados no início do ano letivo); e Grupo 1IN (repetentes da 1ª série entrevistados no início do ano letivo). Todos os sujeitos foram submetidos ao mesmo procedimento, que consistia da apresentação oral de um conjunto de 10 problemas matemáticos (5 de adição e 5 de subtração, apresentados de forma alternada) e da solicitação de que resolvessem os mesmos oralmente ou por escrito. Para cada problema apresentado pela experimentadora foi aguardado que o sujeito verbalizasse a resposta. Após a verbalização da resposta, a experimentadora questionava o sujeito : "Como é que você fez para resolver?" Após obter a resposta do sujeito, a experimentadora apresentava o problema seguinte. As respostas dos sujeitos foram analisadas quanto ao índice de acertos, ao modo de solução e às estratégias empregadas. O índice de certos foi de 88% para o Grupo 2F, 70 % para o Grupo 1F, 61,10% para o Grupo 2IN 3e 2,20% para o Grupo 1IN. O padrão de diferenciação entre os grupos observados no índice de acertos repete-se na frequência do uso da escrita e na eficiência das soluções orais e escritas; isto é, um grupo mais eficiente em termos de acertos foi também o gupo com maior frequência do uso da escrita e maior percentual de acertos nos problemas resolvidos oralmente e nos problemas resolvidos por escrito. Na análise das estratégias empregadas pelos sujeitos, observou-se que a estratégia preferida pelos quatros grupos foi a contagem oral unidade por unidade. as estratégias identificadas na análise foram classificadas como algorítmicas não algorítmicas, observando-se um uso maior das primeiras nos Grupos 2F e 1F (87,10% e 85,85% respectivamente, contra 53,76% no Grupo 2IN e 56,94% no Grupo 1IN). Os resultados sugerem que a escolaridade (série) não representa uma condição que atue isoladamente na determinação do desempenho eficiente dos sujeitos na solução dos problemas de adição e subtração. Uma história de frequência recente ao ambiente escolar parece favorecer o desempenho dos sujeitos tanto emtermos de eficiência na solução dos problemas quanto em termos do uso de algorítmos, o que não significa, porém, que os alunos passam a empregar os algorítmos previstos nos livros escolares.
|
Assuntos
|
Psicologia educacional Matemática - Estudo e ensino
|
|