Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.5633098115    C837d    DIS   
Autor Principal Costa, Gilson da Silva
Entradas Secundárias - Autor Costa, Francisco de Assis , 1948-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia : estudo sobre a região das ilhas em Cametá, Pará-Brasil / Gilson da Silva Costa; orientador, Francisco de Assis Costa.
Publicação Belém : [s.n.], 2003.
Descrição Física 302 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2003
Inclui referências bibliograficas
A pesquisa se desenvolveu junto a cinco comunidades camponesas das ilhas Pacuí e Cuxipiari, localizadas no rio Tocantins em Cametá, nordeste do Pará, na Amazônia brasileira. Os dados de campo foram coletados entre julho de 2002 a junho de 2003. Neste trabalho buscou-se identificar, compreender, descrever e analisar as dinâmicas particulares de populações camponesas na Amazônia, seus processos de reprodução social, observando os aspectos de causa e efeito a partir da ação antrópica e interação entre os elementos da realidade sócio-ambiental e agro-econômica, avaliando quais as perspectivas de sustentabilidade das condições atuais que compõem o agrário local. Assim como se procurou, neste estudo, travar um debate teórico em torno da agricultura e sustentabilidade, e as principais interpretações sobre a dinâmica do agrário regional, onde se analisou o modelo de produção hegemônico e as noções sobre o desenvolvimento rural sustentável, os fundamentos da agroecologia como movimento social, ciência e método teórico-prático de desenvolvimento rural, enquanto paradigma agroecológico relacionando-o ao contexto da agricultura camponesa e ao universo agrário da Amazônia brasileira. A partir do caso pesquisado e as perspectivas de desenvolvimento rural sob o paradigma da agroecologia, analisou-se as oportunidades, desafios, limites, possibilidades e tendências colocadas naquele agrário, diante das dinâmicas externas e internas às comunidades e à região, em função da lógica do movimento da sociedade capitalista através da cultura, da economia e da política. Observando e analisando se as intervenções deste campesinato, via sistema de produção e/ou extrativismo vegetal e a pesca artesanal demonstra eficiência econômica e ecológica a partir de seu sistema de produção e/ou extrativismo vegetal e a pesca artesanal e como estes vêm construindo alternativas face à crise econômica, social e ambiental à qual estão submetidos, avaliando se a tecnologia baseada no paradigma agroecológico, adotado para manejar os recursos naturais como processo de sua reprodução social, colaboram ou não para a sustentabilidade agronômica, econômica, ecológica e social destas relações.
Assuntos Camponeses Cametá (PA)
Desenvolvimento rural Cametá (PA)
Agricultura familiar Cametá (PA)
Agricultura sustentável Cametá (PA)