Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
150.724    S586a    DIS   
Autor Principal Silva, Laercio de Sousa
Entradas Secundárias - Autor Albuquerque, Luiz Carlos de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Análise do papel de histórias experimentais e da complexidade da tarefa no seguimento de regras / Laercio de Sousa Silva ; orientador, Luiz Carlos de Albuquerque
Publicação 2003.
Descrição Física 59 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2003
Inclui bibliografias
Resumo:Investigando variáveis que podem interferir no seguimento de regras, vinte estudantes foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. Em cada tentativa, um estímulo modelo e três de comparação (arranjo de estímulos) eram apresentados ao participante, que deveria apontar para os três de comparação, em seqüência. Cada estímulo de comparação possuia apenas uma dimensão (cor, espessura ou forma)em comum com o modelo e diferia nas demais. O experimento I era constituído de duas condições e cada condição, de quatro sessões. Na Condição I, a Sessão 1 era iniciada com a apresentação de instruções mínimas, as Sessões 2 e 3 com a apresentação de um arranjo de estímulos, e a Sessão 4 com a regra discrepante das contingências. Na Condição II, a Sessão 1 era iniciada com as instruções mínimas, a Sessão 2 com a regra correspondente, a Sessão 3 com o arranjo de estímulos e a Sessão 4 com a regra discrepante. Nas condições, a Sessão 1 era constituída de dez tentativas de linha de base onde nenhuma resposta era reforçada. As contingências de reforço em vigor na Sessão 2 eram alteradas na Sessão 3, e as contingências na Sessão 3, eram mantidas inalteradas na Sessão 4. O Experimento II replicou as Condições I e II do Experimento I. A diferença foi que no Experimento II eram feitas perguntas, ao longo das sessões, acerca do comportamento não verbal que produzia reforço. Cada condição foi realizada com cinco participantes. Observou-se, independentemente da condição, que oito dos nove participantes que mudaram os seus desempenhos de acordo com a mudança nas contigências na Sessão 3, deixaram de seguir a regra discrepante na Sessão 4; e que todos os nove participantes que não mudaram os seus desempenhos de acordo com a mudança nas contingências na Sessão 3, seguiram a regra discrepante na Sessão 4. Sugere-se que a manutenção do seguimento de regra discrepante depende da história do ouvinte. Os resultados têm implicações para o papel da complexidade da tarefa experimental na sensibilidade do seguimento de regras a mudanças nas contingências, quando são comparados com resultados de estudos que utilizaram tarefa mais complexa.
Assuntos Psicologia
Comportamento humano
Psicologia - Experiências