Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.1    E77p    DIS   
Autor Principal Levy, Lênio Fernandes
Entradas Secundárias - Autor Espírito Santo, Adilson Oliveira do , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Os professores, uma proposta visando à transdisciplinarilidade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará / Lênio Fernandes Levy; orientador, Adílson Oliveira do Espírito Santo; co-orientador, Tadeu Oliver Gonçalves
Publicação 2003.
Descrição Física 139 f.; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2003
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A teoria da complexidade, mormente o ideário do francês Edgar Morin, proclama a interligação das particularidades que se integram ao (ou "a um") todo. "Distribuição " e "união são, assim, os pilares das manifestações naturais, acrescentando-se a esse binõnio e fenômeno da "incereteza", haja vista as associações implicarem desdobramentos indetertminados. A elevação quantitativa da cultura humana vem sendo acompanhada de uma progressiva especialização, e, não apregoando, em absoluto, a extinção das disciplinas/distinções/partes, o pensamento transdisciplinara moriano defende a construção de ligações entre tais elementos, o que se mostra concordante com a díade natural união-distinção. Tomando por base a seguinte máxima transdiciplinar: "do todo em direção às partes e das partes rumo", propõem-se nesta obra (em especial no que se refere ao segundo trecho da citação em foco) ações educacionais dirigidas pelas chamadas duplas heterogêneas de professores" (DHP) - imaginadas pelo autor da dissertação -, que integram docentes com formação (cada um deles) em disciplinas (partes) diferentes, os quais, trabalhando com conjunto (inclusive com os alunos), no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscam/buscariam construir ligações entre os conteúdos pertencentes aos (dois) campos de conhecimento em questão, efetivando-se um caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. O público escolhido foi o da Educação de Jovens e Adultos - EJA (no ambiente da escola pública municipal), pois se acredita que as informações extra-escolares acumuladas pelo estudante jovem/adulto, apesar de sua educação formal deficitária, possam contribuir para que ele estabeleça, se corretamente orientado, relações/ligações intelectuais diversas. Ademais, a procura de soluções para a problemática da EJA, cuja clientela é formada por indivíduos marcados pela exclusão sócio-econômica, constitui-se em dever moral extensivo a todos os "verdadeiros" cidadãos. Apesar (ou além) das pesquisas exploratórias, em campo, que culminaram com resultados constantes em 5 (cinco) tabelas, predominam, quanto à metodologia adotada nesta investigação, o exame bibliográfico (de um lado) e (de outro lado) a análise - que é o seu cerne - de uma proposição (a DHP engendrada pelo mestrando) à luz dos conceitos abordados. Trata-se/tratou-se de demonstrar, em nível teórico, que a idéia de DHP harmoniza-se com as aspirações/esperanças/necessidades do alunado da EJA, com a "incerteza prigogigiana", com a transdisciplinaridade moriana, com a Psicologia Vygotskyana e com a modelagem matemática.
Assuntos Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Professores de matemática
Matemática - Estudo e ensino
Educação de adultos e Estado