Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
571.1    P289c    DIS   
Autor Principal Passos, Adelaide da Conceição Fonseca
Entradas Secundárias - Autor Nascimento, José Luiz Martins do , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Captação e liberação de serotonina regulada por receptores de glutamato em células da retina de aves / Adelaide da Conceição Fonseca Passos; orientador, José Luiz Martins do Nascimento
Publicação 2003.
Descrição Física 72 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Neurociências
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2003.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Investigamos o papel dos receptores de neurotransmissores na regulação dos sistemas de captação e liberação de serotonina utilizando como modelo experimental culturas primárias de células embrionárias da retina de galinha. Nossos resultados demonstram que a captação de serotonina é regulada pela ativação de receptores ionotrópicos de glutamato (cainato e NMDA), enquanto a ativação de receptores metobotrópicos e de outros receptores neurotransmissores não mostraram regular esse transporte. Os receptores do tipo cainato inibiram a captação de serotonina mesmo em baixas concentrações do agonista, evidenciando um efeito específico sobre a atividade do transportador serotoninérgico. Os receptores NMDA inibiram a captação de serotonina somente em concentrações elevadas, enquanto os receptores AMPA não apresentaram nenhuma ação inibitória. O efeito inibitório sobre a captação de serotonina induzido pela ativação dos receptores cainato e NMDA foi bloqueado pela presença de seus antogonistas seletivos. A ativação de receptores de glutamato do tipo cainato estimulou a liberação de serotonina e esse efeito estimulatório foi bloqueado pela presença de antagonistas desses receptores. A liberação de serotonina parece ser regulada por mecanismos vesiculares, visto que o bloqueio do transportador não influenciou na liberação induzida por cainato. Esses resultados demonstram que a ativação de receptores do tipo cainato desempenha um papel impoertamente na regulação da captação e liberação de serotonina em células da retina de galinha.
Assuntos Serotonina
Retina
Ave