Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.15098115    P659c    DIS   
Autor Principal Pinto, Giovanny Rebouças
Entradas Secundárias - Autor Rodríguez Burbano, Rommel Mario , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Caracterização citogenéticas de pacientes com sinais e sintomas de Síndromes Mielodisplásicas do estado do Pará / Giovanny Rebouças Pinto; orientador, Rommel Rodríguez Burbano.
Publicação 2003.
Descrição Física xix,156 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará. $b Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2003
Inclui referências bibliográficas e anexos.
Resumo: As síndromes mielodisplásicas (SMD) são doenças hematopoiéticas clonais comuns, que afetam predominantemente idosos, caracterizadas por displasia medular, citopenia e freqüente evolução para leucemia mielóide aguda. Em 1982, O Grupo Franco-Americano-Britânicoa (FAB) propôs uma classificação paa as SMD baseada em características morfológicas no sague periférico e medula óssea. Pouco tempo depois,a análise citogenétia provou ser uma ferramenta no refinamento do prognóstico pelo uso do Sistema de Escore Pognóstico Internacional (IPSS), assim como na evidência de clonalidade dessas doenças. Por esa razão, um grupo da Organização Mundial de Saúde (OMS) recentemente propós uma nova classificação para as SMD, baseada em modificações significantes das propostas FAB e na inclusão da análise cromossômica. O objetivo deste trabalho foi a caracterização citogenétic de pacientes com sinais e sintomas de SMD, pelas propostas da OMS e a aplicação do IPSS. Nossa amostra foi composta de 17 pacientes, 13(76,47%) puderam ser analisados com sucesso, uma vez que não obtivemos metáfases de 4(23,53 %). Cariótipo normal foi observado em 12 (92,3 %) e em apenas 1 (7,7 %) a del (3)(p25) como anormalidade clonal. Os genes de interesse de interesse mapeados no cromossomo 3p são: o gene XPC em 3p25.1 e FANCD2 e VHL em 3p25-26. Quatro pacientes tiveram caracteisticas clássicas de SMD, enquanto excluímos a possibilidade de serem portadores de SMD ou sugerimos alguns meses de observação antes do diagnóstico, para os outros. Naqueles quatro com SMD não foi possível aplicar o IPSS e as propostas da OMS pois faltavam informações fundamentais: as contagens de blastos medulares e de sideroblastos em anel. Os resultados obtidos neste trabalho justificam a implementação das análises ciogenéticas como rotina para o estudo das SMD, particularmente em pacientes com displasia hematopoiética moderada.
Assuntos Síndromes mielodisplásicas Pará
Citogenética