Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
303.6098115    C837v    DIS   
Autor Principal Costa, Alda Cristina Silva da
Entradas Secundárias - Autor Barp, Wilson José , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Mestrado em Sociologia.
Título Principal A Violência como espetáculo : um debate em torno do Programa "Metendo Bronca" / Alda Cristina Silva da Costa; orientador, Wilson Barp
Publicação 2004.
Descrição Física x,190 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Mestrado em Sociologia, 2004.
Inclui bibliografias
Resumo: A construção da violência como espetáculo no espaço televisivo. Essa é a temática abordada pela presente dissertação, que a partir do programa policial Metendo Bronca, de produção local, vai abrir um debate em torno da questão. Essa construção tem o objetivo principal de atrair e entreter o público-telespectador. Partimos do pressuposto de que, a televisão dentro da contemporaneidade, exerce um dos principais papéis, pois possui o poder d e transmitir mensagens, não só através da linguagem, como também através das imagens; é um potente meio de comunicação de massa, sendo uma de suas principais potencialidades a de criar e reproduzir representações sociais. Informar ou comunicar, na sociedade do espetáculo, assumem um papel que tente ao apelo emocional, ao show e ao entretenimento. Os fatos, dentro de programas policiais dessa natureza, são descontextualiazados, priorizam o índice de audiência, ou seja, na ficção a realidade ganhará o colorido necessário para atrair o público.
Assuntos Violência Belém (PA)
Violência na televisão
Televisão - Programas
Violência na comunicação de massa