Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
362.712098115    A663a    DIS   
Autor Principal Araújo, Marcelo Marques de
Entradas Secundárias - Autor Magalhães, Celina Maria Colino , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Avaliação da qualidade dos ambientes de berçários municipais / Marcelo Marques de Araújo; orientadora, Celina Maria Colino Magalhães
Publicação 2004.
Descrição Física v,80 f. : il. ; 29 cm
Notas Área de concentração: Ecoetologia
Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará,Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: A criança viveu tempos de pouca valorização nas sociedades passadas, evoluindo em seguida para um momento intermediário de superproteção e, atualmente, quando se busca o equilíbrio entre os dois extremos, surge a creche com a proposta de auxiliar a mãe, sem, contudo, pretendeer substituí-la. A proteção e o cuidado à infancia se caracterizaram ao longo da história sob várias precepções e funções. Estas estavam normalmente relacionadas ao modo como era percebida a criança, percepção esta que era diretamente conduzente com a finalidade do cuidado dos ambientes infantis. A educação infantil no Brasil tem passado nos últimos anos por avanços não somente no que tange o aspecto legal, como também no desenvolvimento de programs que visam estabelecer em creches e pré-escolas a indissociabilidade entre cuidar e educar. Entretanto, os avanços na legislação, assim como estudos e pesquisas sobre esse importante segmento da educação, ainda são insuficientes. Faltam trabalhos que estejam realcionados a como proporcionar qualidade no atendimento nesses espaços e como medi-la, afim de garantir a melhoria do atemdimento às crianças pequenas. O objetivo do presente estudo foi o de aplicar o instrumento americano Escala de Avaliação de AmbientesColetivos Infantis para crianças de 0-30 meses, em salas de creches municipais de Belém, identificar os padrões de qualidade presentes na documentação oficial do município (Resolução 017/99) e confrontar a documentação com a realidade desses estabelecimentos. Fizeram parte do estudo 130 crianças (sendo 56 crianças de 6 meses a 12 meses e 74 crianças de 12 a 18 meses) e 61 educadoras, pertencentes a 13 salas de berçários municipais. A escala é composta de 35 itens, agrupados em 7 sub-escalas: 1 - Material e Mobiliário; II - Rotinas e Cuidados Pesoais; III - Linguagem Oral e Compreensão; IV - Atividades de Aprendizagem; V - Interação; VI - Estrutura do Programa e VII - Necessidades do Adulto. Cada item pontuado de acordo com as condições da pontuação inferior e pelo menos a metade da pontuação superior. Foram feitas observações adicionais para completar a aplicação do instrumento. Os resultados evidenciarm: (a) diferenças entre as turmas de BI e BII, (b) diferenças as salas de BI e BII dentro da mesma Unidade e (c) o não cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo poder público municipal contidos na Resolução nº 017/99. Os resultados apresentados pelas salas de BI e BII demonstraram que seus maiores escores estavam nas sub-escalas V (41 % e 38 %), III (31 % e 28 %) e I (30 % e 27 %), no entanto, esses escores encontram-se muito baixos em relação a pontuação máxima potencial do instrumento.Nas sub-escalas II (21 % e 21 %), IV (14 % e 19 %), VI (21 % e 20 %) e VII (17 % e 15 %) constatouse escores ainda mais baixos, o que permitiu inferir que as salas de BI e BII apresentaram ambientes de baixa qualidade de serviços oferecidos. Desse modo, o instrumento norte-americano se mostrou sensível para avaliar os ambientes infantis, tornando-se um mecanismo relevante para a proposição de mudanças a serem implementadas no ambiente, a fim de possibilitar a melhora da qualidade do atendimento aforecido às crianças.
Assuntos Creches Belém (PA)
Educação de crianças