Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    C287e    DIS   
Autor Principal Carmo, Ruth Daisy Capistrano de Souza
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Emergência de relações numéricas em crianças surdas / Ruth Daisy Capistrano de Souza Carmo; orientador, Grauben Assis
Publicação 2004.
Descrição Física 88 f. : il. ; 29 cm
Notas Área de concentração: Psicologia experimental
Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Os estudos sobre a formação de classes ordinais têm apresentado diversos achados experimentais relevantes para a compreensão das relações entre estímulos em seqüências. O objetivo deste trabalho foi o de replicar sistematicamente os resultados obtidos com crianças e adultos normais (Estudo 1) usando um procedimento de ensino por encadeamento de respostas motoras. Paticiparam do Estudo 1 sete crianças com grau profundo de surdez, na fase de alfabetização em língua de sinais. Foi programado em procedimento de encadeamento de respostas com três conjuntos de estímulos: "A" nomes impressos dos números, "B" - numerais em língua brasileira de sinais (LIBRAS), "C" - formas abstratas em quantidades diferentes. Para os três tipos de estímulos os valores era de 1 a 6. No Estudo 2 cinco outras crianças surdas foram submetidas ao mesmo procedimento de ensino, porém, o participante deveria responder na presença da cor vermelha na seqüência a'A3'seta'A4'seta'A5'seta'A6'seta' e na presença da cor verde na sequência A6'seta'A5'seta'A4'seta'A3'seta'A2'seta'A2'seta'A1. Nos dois estudos, após responder corretamente a casda seqüência, uma animação gráfica era apresentada na tela, a experimentadora elogiava com as palavras "muito bem", "certo", "legal" em linguagem de sinais. Caso o participante emitisse qualquer outra reposta, a tela se embraquecia por um segundo e uma nova configuração dos estímulos era apresentada aleatoriamente. As sessões experimentais eram ralizadas na sala de aula de uma instituição pública especializada. Foi utilizado um Laptop e um software especialmente desenvolvido para coleta de dados comportamentais. Após treino e revisão da linha de base com as três seqüências de respostas, testes eram aplicados para avaliar transitividade e conectividade na emergência de classes ordinais através da disposição de pares de estímulos não adjacentes e de substitutabilidade de estímulos. Os resultados mostraram que os participantes responderam prontamente em ambos os estudos. Conclui-se que o procedimento é eficiente na aquisição de comportamentos conceituais numéricos e que a emergência de classes de estímulos equivalentes também ocorre fora do formato de emparelhamento de acordo com o modelo, mesmo em crinaças surdas.
Assuntos Psicologia da aprendizagem
Crianças surdas