Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.4    C837a    DIS   
Autor Principal Costa, Rosyane Cristina Rodrigues da
Entradas Secundárias - Autor Beltrão, Jane Felipe Orientadora
Universidade Federal do Pará . Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Título Principal Um Armazém sortido e agradável : discursos e representações de gênero em NOVA e Marie Claire / Rosyane Cristina Rodrgues da Costa
Publicação Belém : [s.n.], 2004.
Descrição Física 117 p. : 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropoliogia, Mestrado em Antropologia, 2004.
Inclui bibliografias
Resumo: Este trabalho analisa os discursos e representações de gênero presentes nas páginas das revists NOVA e Marie Claire publicadas no período de 1995-1999. A análise procura identificar de que maneira as revistas abordam questões relativas à saúde, trabalho, relacionamento afetivo e maternidade. E que estratégias discursivas utilizam quando escrevem sobre esses temas. A revista feminina é lugar onde representações de gênero são construídas seguindo padrões pré-estabelecidos por quem produz as imagens e os textos publicados. Entretanto, esses padrões não são necessariamente aqueles do público leitor. È esse "desencontro" que procuro discutir. Para isso, leitoras e ex-leitoras das revistas são convidadas a falar sobre os mesmos temas a partir de suas trajetórias. O objetivo é mostrar que existe um espaço de negociação entre os modelos e padrões ditados pelas revistas e aqueles que são de fato adotados pelas leitoras. Representantes das camadas médias urbanas de Belém elas mostram que os textos são lidos a partir dos filtros colocados pelas trajetórias diferenciadas. Por outro lado, é possível identificar uma circularidade de alguns padrões dentro dessa categoria.
Assuntos Mulheres - Condições sociais
Mulheres - Comunicação de massa