Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.284235    S725a    DIS   
Autor Principal Sousa, Nélio Monteiro de
Entradas Secundárias - Autor Neves, Roberto de Freitas , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Adsorção e dessorção dos cátions Cu²+, Ni²+ e Cd ²+ sobre uma alumina ativada proveniente de uma Gibbsita Bayer / Nélio Monteiro de Sousa; orientador, Roberto de Freitas Neves
Publicação 2002.
Descrição Física xvi,79 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Desenvolvimento de processos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2002.
Inclui referências bibliográficas
valiou-se a adsorção dos íons Cu²+, Ni²+ e Cd² em solução aquosa sobre uma alumina obtida por ativação térmica a 550ºC de uma gibbsita Bayer. O estudo foi realizado submetendo 1 g da alumina ativada a zcontato com 100 ml da solução aquosa de cada cátion na forma de sulfato, a 200 ppm, sob agitação a 30ºC, variando-se o tempo de contato alumina/solução de 2,5 a 30 minutos, para a análise cinética da adsorção. Outro grupo de ensaio foi realizado substituindo-se a solução individual por uma contendo os três cátions (Cu²+, Ni²+ e Cd²) em mistura, nas mesmas condições anteriores. Verificou-se que a seletividade de adsorção obedeceu a seguinte ordem: Cu²+> Cd²> Ni². Aplicou-se o modelo cinético de difusão no filme e no poro para correlacionar os dados experimentais. Investigou-se, em uma segunda fase, o processo de dessorção dos cátions utilizando uma solução ácida (pH=2), onde verificou-se que o processo empregado possuiu boa eficiência. Investigou-se ainda, a relação entre a quantidade de íons H+ presente na solução e a quantidade de cátions Cu²+ removidos. O material resultante do processo de dessorção foi novamente impregado na adsorção dos cátions investigados, possibilitando assim, a análise da capacidade de regeneração da alumina frente ao processo de dessorção empregado. Descreveu-se ainda, o processo de produção da alumina ativada, bem como as caracterizações da matéria-prima e do produto final através de análises de difração de raio X, análises térmicas, área específica, distribuição granulométrica e distribuiç]ão de tamanho de poros.
Assuntos Adsorção
Óxido de alumínio
Cationtes