Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
661.0673    D192c    DIS   
Autor Principal Dantas, Ana Emília de Mendonça
Entradas Secundárias - Autor Silveira, Benedito Inácio da , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Caracterização do rejeito gasto de cubas quanto ao teor de cianetos presentes e estudos sobre sua utilização como matéria-prima na confecção de artefatos de concreto / Ana Emília de Mendonça Dantas; orientador, Benedito Inácio da Silveira
Publicação 2002.
Descrição Física 116 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2002.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O processo de produção de alumínio gera resíduos que requerem tratamento ou armazenamento adequado a fim de não causarem problemas ambientais. O Rejeito Gasto de Cubas (RGC), m destes resíduos, é classificado como perigoso em vários países, inclusive no Brasil, devido à presença de altas concentrações de cianetos, que são compostos com elevada toxicidade. Neste trabalho estudou-se a viabilidade técnica e ambiental de se reaproveitar este rejeito na confecção de artefatos de concreto. Nesse sentido, incialmente se caracterizou a fração inorgânica do RGC quanto ao teor de cianeto total e solúvel em diferentes meios, cujos resultados obtidos indicaram que o RGC estudado possuía um teor de cianeto total acima da média descrita na literatura (0,002 %) e que a retenção dos cianetos em meios líquidos é maximizada quando o pH é básico (acima de 12). Posteriormente, avaliou-se a capacidade de cinco matrizes de concreto com dimensões padronizadas de blocos de pavimentação e com propriedades físico-químicas diferentes, nas quais adicionou-se a quantidade fixa de dez por cento em massa de rejeito, em estabilizar os cinaetos presentes no RGC. Os resultados experimentais obtidos demonstraram, dentre outras coisas, que as matrizes avaliadas não apresentaram o desempenho requerido para a estabilização dos cianetos contidos no rejeito. Entretanto, os dados e as informações apresentados neste trabalho não importantes para o direcionamento de futuras pesquisas a fim de desenvolver tecnologias com a finalidade de raproveitar corretamente o RGC, em conformidade com a legislação ambiental.
Assuntos Alumínio - Reaproveitamento
Resíduos industriais - Reaproveitamento
Concreto
Cianetos