Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3824    A663a    DIS   
Autor Principal Araújo, Josivaldo de Souza
Entradas Secundárias - Autor Sousa Sobrinho, Carlos Leônidas da Silva , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Análise de antenas em 2-D utilizando o método das diferenças finitas no domínio do tempo com processamento paralelo / Josivaldo de Souza Araújo; orientador, Carlos Leonidas da S. S. Sobrinho
Publicação 2003.
Descrição Física xv,103 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2003.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho te por objetivo abordar os ganhos obtidos com a paralização de dois códigos seqüenciais, os quais foram desenvolvidos para a análise de duas antenas. Sendo uma, a antena monopolo sobre um plano de terra e a segunda uma antena corneta palo-E. Para efeito de análise das antenas, em ambos os casos, partiu-se das equações de Maxwell, escritas em coordeandas cilíndricas e retangulares, respectivamente, e então as equações foram resolvidas numericamente utilizando-se o método das diferenças finitas no domínio do tempo. Face às características das antenas em estudo os problemas foram reduzidos a uma análise bidimensional. Entre os ganhos a serem considerados, neste trabalho, estão os dois principais problemas na utilização do código FDTD seqüencial, que é o longo tempo de processamento e a grande quantidade de memória requerida. O trabalho enfoca o uso das técnicas de processamento pararelo para a solução dos problemas propostos, bem como a utilização de sofwares de domínio público como o Linux e a MPI, os quais foram usados para o gerenciamento e a comunicação entre as máquinas, respectivamente, dos clusters (LANE1 e AMAZÔNIA), que se tornaram uma solução mais simples e viável financeiramente para se substituir os chamados supercomputadores.
Assuntos Antenas (Eletrônica)
Diferenças finitas
Equações de Maxwell
Processamento paralelo (Computadores)