Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
615.84    N385a    DIS   
Autor Principal Negrao, João Francisco Ribeiro
Entradas Secundárias - Autor Silva, Ivan Sebastião de Souza e , orient.
Barros, Aléssio Trindade de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Análise de sensibilidade tátil comparativa entre pessoas cegas, surdas e não deficientes utilizando-se de um transdutor vibrátil / João Francisco Ribeiro Negrão; orientadores, Ivan Sebastião de Souza e Silva e Aléssio Trindade de Barros
Publicação 2004.
Descrição Física 101 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2004.
Inclui bibliografias e anexos
Resumo: Existem vários dispositivos e métodos usados para ensino e aprendizagem da fala para pessoas surdas e cegas, como implantes cocleares, dispositivos eletrônicos áudio-visuais e sistemas táteis. Este sistema de substituição sensorial vem sendo desenvolvido desde o início do século XX e podem basear-se em estimulação vibrátil, mas foi observado na literatura o uso deste aplicativo direcionados ao ensino da fala através do trabalho de Tese de Doutorado realizado por BARROS (2004), referenciado nas pesquisas de BERNTEIN (1989) e EBERHARD (1990). Sendo assim, nesta Dissertação de Mestrado apresenta-se uma análise comparativa entre a sensibilidade tátil de pessoas cegas, surdas e não deficientes. Os dados foram adquiridos com uma interface que fornece estímulos táteis de frqüência variável na forma de vibrações mecânicas e grava a resposta das pessoas sob teste, que deve identificar uma freqüência pré-estabelecida, para qual ele foi treinado. A análise é baseada nos erros obtidos entre os voluntários a partir de diferentes estratégias de aproximação da freqüência alvo, com diferentes graus de dificuldades. O objetivo deste trabalho é de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem pessoas com alguma deficiência, auditiva ou visual, a interagirem no âmbito social por meio de uma realimentação tátil.
Assuntos Reabilitação
Cegos - Reabilitação
Surdos - Reabilitação
Aparelhos e materiais elétricos
Tato
Fala
Reabilitação - Simulação por computador