Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
378.175098115    C972d    DIS   
Autor Principal Cunha, Débora Alfaia da
Entradas Secundárias - Autor Silva, Fábio Carlos da orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Democratização da Universidade Amazônica : a experiência de descentralização e participação nos campi da UFPA / Débora Alfaia da Cunha ; orientador Fábio Carlos da Silva
Publicação Belém : [s.n.], 2004.
Descrição Física 168 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso de Mestrado em Planejamento e desenvolvimento - PLADES,2004
Inclui referências bibliográficas
O objetivo deste trabalho é analisar a experiencia de descentralização da UFPA, enfocando cinco dos nove campi mais antigos desta instituição, num recorde temporal que compreende o período de 1992 a 2002, momento este referente à consolidação da oferta de cursos regulares até o inicio da transferência de funções administrativas e acadêmicas para essas unidades, sendo este processo marcado institucionalmente pelo II PNI até o I PDI. Esta análise correlaciona a ampliação dos processos de descentralização com a organização de mecanismos reais de gestão democrática. A articulação entre descentralizar e democratizar é feita pela noçao de participação cívica, ou seja, a capacidade (e a possibilidade) dos grupos de realizarem atividades coletivas que visem melhorias para todas as categorias das unidades. Avaliar a participação da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) significa compreender que a gestão descentralizada, para ser verdadeira, não pode ser apenas uma desconcentração espacial das atividades, mas uma democratização da gestão central, deslocando a tomada de decisões. Entretanto, para que a gestão local não proceda a uma recentralização, é necessário o funcionamento de canais participativos eficientes. Assim, a democratização do ensino superior não se garante apenas pelo aumento do número de vagas ou por outro tipo de atitude meramente administrativa, mas por práticas efetivamente coletivas, norteadas por uma nova "cultura de gestão ". Para a Amazônia, esse tipo de discussão é extremamente relevante pelo caráter de desafio que todo processo de democratização enfrenta nesta área, devido aos traços históricos de autoritarismo e clientelismo. Metodologicamente, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas informais, observações e survey nos cinco campi selecionados para a amostra. Os resultados demonstraram como a experiência de decentralização é importante para ampliar a vivência democrática nesta IFES, mas também como é complexo efetiva-la, devido tanto a fatores externos á instituição, principalmete as exigências das reformas neoliberais e aos novos habitus criados por estas, quanto a elementos internos, como o histórico isolamento dos docentes nas suas áreas e/ou colegiados.
Assuntos Extensão universitária Pará
Ensino superior Pará
Universidades e faculdades Pará