Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
372.98115    R733c    DIS   
Autor Principal Rogge, Ana Imanishi
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948- orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Competências famíliares : lições do bairro do Barreiro / Ana Imanishi Rogge ; orientadora Edna Maria Ramos de Castro
Publicação Belém : [s.n.], 2004.
Descrição Física 206 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - PLADES, 2004
Inclui referências bibliográficas
O estudo pretende descrever aspectos culturais e competências famíliares que têm um efeito positivo para melhorar o acesso de crianças na educação primária em Belém do Pará, no Brasil. Para tanto, foram analizados dados escolares e acompanhados, durante a pesquisa de campo, 29 alunos da quarta série de uma escola pública. O trabalho tem como objetivo de incorporar problemas e aspectos positivos relacionados à influência famíliar no enfretamento das dificuldades relacionadas ao aprendizado e rendimeto escolar de crianças vivendo em áreas urbanas de baixa renda. Muitas crianças no Brasil ainda estão distantes de alcançar todo o seu potêncial. Muitas vivem em áreas extremamente carentes, sem os serviços básicos necessários ou políticas governamentais, que possibilitem uma mudança qualitativa na sua qualidade de vida. Mudanças positivas nos níveis educacionais e melhor desempenho educacional só serão alcaçados com um trabalho de integração de serviços como saúde, nutrição, água, saneamento básico, leis de proteção infantil e um sólido compromisso com uma educação capaz de incluir crianças de todos os níveis sociais. A grande distância entre a realidade e o sonho, - de uma escola pública de qualidade -, pode ser minizada com políticas capazes de influenciar de maneira positiva comunidades locais. Práticas famíliares e comunitárias são um componente importante par promover uma intervenção efetiva no aprentizado. As competências necessárias que facilitam o aprentizado e as dificultades que as famílias de baixa renda enfretam com a educação de suas crianças são examinadas neste estudo.
Assuntos Ensino de primeiro grau Belém (PA)
Educação e Estado Belém (PA)