Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12098115    B277e    DIS   
Autor Principal Barros, Maricilda Nazaré Raposo de
Entradas Secundárias - Autor Gonçalves, Terezinha Valim Oliver, orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal A Escola como espaço de formação continuada de professores : o caso da escola cidade de Emaús, Belém/Pa / Maricilda Nazaré Raposo de Barros ; orientadora, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Publicação 2004 .
Descrição Física 115 p. : il. (algumas color) ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo:Neste trabalho tenho como perspectiva, contribuir para a discussão da formação continuada de professores centrada na escola, tendo como lócus de pesquisa a Escola Cidade de Emaús, em Belém/Pa. Com o objetivo de conhecer o processo de formação continuada realizado nesta escola analiso documentos primários da Instituição, que tratam de sua filosofia, do estatuto social da entidade mantenedora, do projeto político-pedagógico, dentre outros e entrevistas com 06 professoras trabalhadoras dessa experiência que passaram a participar do espaço escolar no decorrer do período considerado, nais quais se inclui autora e suas próprias memórias. Para a reconstituição do processo utilizei a pesquisa narrativa, buscando evidenciar a experiência sócio-pedagógica implantada desde a década de 1980 - que se configura, desde então, como uma outra/nova proposta educacional - até 2003. Foi considerado para o estudo do processo os seguintes eixos de análise:a organização de espaços e tempos escolares e as ações formativas na escola, considerado aí o trabalho coletivo, a produção de materiais didáticos, o envolvimento político-social e as atividades realizadas no/com o bairro. Discuto os avanços e limitações da formação continuada de professores centrada na escola e busco apontar caminhos para a construção do professor necessário à proposta de um projeto político-pedagógico pensando para esse espaço educativo, que procura, ainda, aliar competência técnica ao compromisso político. Essa formação deve assegurar a permanente reafirmação e avaliação da filosofia assumida pela escola, bem como toda fundamentação teórico-científica do trabalho ali desenvolvido, concretizando as ações a partir da própria vivência de um trabalho coletivo. penso, inclusive, que a partir de um projeto político-pedagógico internalizado, de fato, pelos diversos segmentos de uma instituição escolar haja maior condição para que se construa um eixo central para a formação continuada de professores, que são apenas parte integrante de um corpo de pessoas que devem concorrer para a mesma finalidae. Acredito que a escola possuidora de um projeto político-pedagógico, obriga-seà necessidade de formação dos recursos humanos reponsáveis por seu desenvolvimento
Assuntos Professores - Formação Belém (PA)
Educação permanente Belém (PA)