Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
386.3098111    N972h    T   
Autor Principal Nunes, Dorisvalder Dias
Entradas Secundárias - Autor McGrath, David G. , orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Título Principal Hidrovia do madeira : (re)configuração espacial, integração e meio ambiente / Dorisvalder Dias Nunes ; orientador David McGrath
Publicação Belém : [s.n.], 2004.
Descrição Física 379 f. : il. ; 29 cm
Notas Tese (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-graduação em desenvolvimento sustentável do trópico umido - PDTU - 2204
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender, a partir da Hidrovia do Madeira como as políticas públicas redefinem a geografia de Rondônia. Para isso procuramos verificar como se articulam o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental a partir do empreendimento. Duas escalas de análise foram estabelecidas para melhor compreender a questão: primeiro, numa macro-escala prevalecem os aspectos econômicos gerados pela conciliação da multimodalidade de transportes e, segundo, numa micro-escala de análise, prevalecem os efeitos não desejados ou exteralidades ambientais. Para isso inciamos com uma discussão sobre o espaço enquanto categoria ou conceito, a partir da qual nos apoiamos para definir o local das ações derivadas do poder público na Amazônia e, em particular, no Estado de Rondônia. Desse conceito deriva o de configuração espacial, o qual constitui o arranjo das referidas ações ou intervenções do poder público num dado espaço (ou território), sendo as mesmas operacionalizadas tanto pelos atores sociais - locais ou regionais, mas, fundamentalmente, pelos atores externos à região, o que nos fez discutir o problema da não observância das potencialidades endógenas da mesma. Nesse sentido incorporamos a configuração espacial como conceito chave para afirmar que as ações de intervenção do passado (vide processo de colonização agrícola) continuam a ser operacionalizadas de "fora para dentro", na Amazônia e, particularmente, em Rondônia. Em seguida refletimos sobre a articulação entre o mercado na Amazônia e o contexto histórico dos transportes, enquanto principais artérias de integração e de viabilização dessa nova intervenção, que caracteriza a região, alicerçado no conceito dos macrovetores de desenvolvimento, cujo destaque é o agrobusiness e a economia da soja, elemento que justificou a implantação e consolidação do modal hidroviário, tanto no âmbito de Rondônia, mas em vários outros estados. À luz do conceito de vulnerabilidade ambiental, realizamos uma análise da sustentabilidade da hidrovia ao longo de toda sua calha, desde Porto Velho até Itacoatiara, no Amazonas. Por fim, discutimos o papel estratégico da hidrovia enquanto elemento de produção de energia, de conexão continental e de escoamento de grãos, cujo resultado está expresso no mapa síntese, para melhor visualizar as (re)configurações espacias identificadas do estado de Rondônia, que são derivadas de todo esse processo de intervenção no espaço (seja ele funcional ou contraditório).
Assuntos Transporte fluvial Rondônia Aspectos econômicos
Desenvolvimento sustentável Rondônia
Meio ambiente Rondônia