Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.287    S593e    DIS   
Autor Principal Simões, Neuza Augusta Nogueira
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Emergência de equivalência após treino de relações condicionais de posição sob controle contextual de cor / Neuza Augusta Nogueira Simões ; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação 1996.
Descrição Física xi, 31 p. : il. (algumas color.) ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1996
Inclui bibliografias
Resumo: Para verificar a emergência de classes de equivalência d posição, foi utilizado um procedimento de pareamento sucessivo e arbitrário ao modelo para ensinar 18 discriminações condicionais entre posições, sob controle contextual de cor. Os estímulos eram posições ocupadas por 9 retângulos de 3,5 X 4,0 cm em uma matriz 3 x 3. As 9 posisões foram arbitrariamente distribuídas por três grupos de três membros condicionalmente relacionadas no treino: treino AB relacionando A1 para B1, A2 para B2 e A3 para B3, o mesmo acontecendo no treino AC. Era esperada a formação de três classes de equivalência: 1. A1B1C1, 2. A2B2C2 e A3B3C3. As relações de equivalência (BC, CB) e simetria (BA, CA) foram testadas. Após cada bloco de teste de 9 tentativas informava-se ao sujeito o número de respostas corretas naquele bloco. No final do experimento era solicitado aos sujeitos que justificassem suas escolhas em cada uma das tentativas de teste. Após repetidas apresentações dos blocos de tentativas dos testes de equivalência e simetria todos os sujeitos mostraram formação de classes de equivalência de posição. Este experimento mostrou que a posição pode ser usada como estímulo na pesquisa de discriminação condicional e relações entre estímulos. O papel do feedback após os blocos de teste deve ser esclarecido antes da aceitação final de que o procedimento de treino empregado foi responsável pela formação de classes de equivalência de posição.
Assuntos Testes psicológicos
Testes de equivalência