Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
469.07    C972p    DIS   
Autor Principal Cunha, Myriam Crestian .
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos , 1953- , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal A Problemática da avaliação no ensino/aprendizagem do português / Myriam Crestian Chaves da Cunha ; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 1992.
Descrição Física 103 F. ; 29 cm
Notas Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. $b Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas. Curso de Mestrado em Lingüística. 1992
Inclui bibliografias
Resumo: Este trabalho enfoca a problemática da avaliação no ensino/aprendizagem do português, a nível de 1º grau, sob o pknto de vista da didática das línguas, entendida como o conjunto dos discursos relativos ao ensino/aprendizagem das linguas (maternas e estrangeiras). Considera-se, pois, que a avaliação deve ser analisada à luz tanto das ciências "contributórias" à didática das línguas (como as ciências da linguagem). Examina-se, a partir daí, as concepções da língua e de seu ensino/aprendizagem que tem incidência direta nas práticas avaliativas. Pretende-se assim demonstrar a estreita vinculação existente entre opções metodológicas e avaliação e xplicar melhor de que modo esta última deixa de exercer, numa concepção normativa do ensino/aprendizagem da língua materna, sua função pedagógica e limita sua função social ao exercício da seleção. Aponta-se, enfim para uma proposta alternativa global que, ao integrar as propostas de avaliação formadora (compreendida essencialmente como um instrumento de aprendizagem) numa concepção funcional e comunicativa de ensino/aprendizagem do português, garante à avaliação a possibilidade de desempenhar efetivamente sua função pedagógica e sua função social.
Assuntos Língua portuguesa - Estudo e ensino