Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
155.5    F475d    DIS   
Autor Principal Figueiredo, João Batista Leão
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal De pichador a grafiteiro : valores e transformação da atividade artística em adolescente / João Batista Leão Figueiredo; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação 2004.
Descrição Física 156 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho investigou as relações entre atividade artística e valores em um grupo de 07 (sete) adolescentes que praticavam a pichação. Para tanto, foi planejado e realizado um curso, fundamentado em métodos arte-educativos, com o objetivo de facilitar a transformação da atividade de pichação em grafitagem. A fim de verificar possíveis variações nos valores dos adolescentes entre o momento anterior e posterior ao curso, foram realizados pré e pós-testes, utilizando como instrumentos um questionário sobre valores na forma de escala tipo Likert, além de entrevistas semi-estruturadas. Os valores expressos foram registrados, categorizados, e submetidos à Análise de Conteúdo segundo modelo organizado por Bardin. Foram coletados desenhos e pinturas com temas dirigidos ou de observação, e de livre escolha do aluno, realizados pelos adolescentes no início e durante o curso. A pesquisa tomou a forma de estudo de caso, comparando-se os momentos anteriores e posteriores ao curso. No pré-teste, quatro adolescentes apresentaram maior identificação com valores da dimensão motivacional Autotranscendência, um com valores da dimensão Abertura à mudança, um com valores da dimensão Conservação, e um adolescente apresentou o mesmo escore tanto para valores da dimensão Autotranscendência, quanto Abertura à mudança. No pós-teste, cinco adolescentes identificaram-se mais com os valores da dimensão Autotranscendência e dois com os da dimensão Conservação. Este resultado mostrou diferenças em relação a outros estudos realizados com maior número de adolescentes, em que predominaram os valores relativos à dimensão motivacional Abertura à Mudança. O objetivo do curso foi alcançado, transformando a atividade de pichação em grafita~em. O treino em habilidades artísticas contribuiu para o exercício de algumas funções psicológicas, como a memória, a atenção voluntária e a imaginação, função psicológica relacionada ao brincar. Características de ,"valores, como controle de impulsos agressivos, parecem ter sido reforçadas com exercícios arte-educativos, e alguns adolescentes declararam a ocorrência de mudanças benéficas nas suas interações sociais, principalmente com a família.
Assuntos Psicologia do adolescente
Arte de rua
Grafitos
Arte - Estudo e ensino