Número de Chamada
|
621.3 B574f DIS
|
Autor Principal
|
Bezerra, Gleisson de Souza
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Favero, Eloi Luiz , orient. Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
|
Título Principal
|
FASE : Ferramenta de autoria e simulação de experimentos / Gleisson de Souza Bezerra; orientador, Eloi Luiz Favero
|
Publicação
|
2003.
|
Descrição Física
|
108 f. : il. ;
|
Notas
|
Área de concentração: Computação aplicada Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2003 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho apresenta uma ferramenta de autoria de experimentos científicos.
no contexto de sistemas EAD. A solução proposta é baseada na linguagem XML
para representar e executar a simulação do experimento dentro de um laboratório
virtual.
Partindo de ponderações sobre alguns cenários práticos, é proposta uma
linguagem chamada ExpML (Experiment Markup Language) para representar os
componentes existentes em uma experiência científica. Como resultado a ExpML
permite codificar experimentos em simulações, onde o aluno interage executando o
experimento. Para facilitar a codificação em XML de cada experimento, foi proposto
e implementado um protótipo de um sistema chamado Ferramenta de Autoria e
Simulação de Experimentos (FASE). Por fim, é apresentada, a implementação de
dois estudos de casos que ilustram a validade da linguagem ExpML e do protótipo
da ferramenta de autoria. FASE.
No desenvolvimento da ferramenta FASE, utilizou-se como base um processo
de desenvolvimento de software sugerido para projetos orientados a objeto
adaptado de acordo com as atividades da MSF (Microsoft Solutions Framework). O
qual resultou basicamente nas fases de Análise, Projeto e Construção utilizando-se
de notações UML para especificar cada uma destas etapas de forma objetiva.
Os principais benefícios dessa abordagem para a produção de conteúdo para
experimentos científicos são, entre outros: a flexibilidade e escalabilidade da
linguagem XML (podendo ser estendida para atender a novas funcionalidades), a
documentação clara do experimento (com a criação de TAGS significativas), a
portabilidade (podendo ser utilizada independente de dispositivo e na Internet).
|
Assuntos
|
Laboratórios experimentais Laboratórios elétricos UML (Computação) Ensino à distância
|
|