Número de Chamada
|
370.194 D471e DIS
|
Autor Principal
|
Despointes, Virginia Teixeira
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Pimentel, Maria Olinda Silva de Sousa , orientador. Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
|
Título Principal
|
Um estudo sobre a adoção da proposta dos ciclos básicos no município de Belém : as representações de uma comunidade escola / Virginia Teixeira Despointes; orientadora, Maria Olinda Pimentel
|
Publicação
|
2001.
|
Descrição Física
|
188 f. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação: Políticas Públicas, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: Este trabalho compõe-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com aproximações etnográficas. Procurou captar, no cotidiano de uma escola pública da Região Metropolitana de Belém, as representações que os sujeitos da comunidade escolar formulam acerca da proposta de Ciclos Básicos. Tendo como metodologia a aproximação etnográfica, utilizou questionários, entrevistas semi-estruturadas e a observação livre. Também fez uma análise documental do Relatório de Implantação dos Ciclos Básicos em Belém, um projeto de lei em trarnitação no Conselho Municipal de Educação, na época da realização desse estudo (1998-2000). Espera contribuir, dessa forma, com o poder público para a realização de diagnósticos mais detalhados sobre os Ciclos Básicos nos cotidianos escolares, abrindo assim espaço para o conhecimento daquilo que é construído no intervalo entre intenção ou proposta oficial e prática escolar,
conhecimento este indispensável para a formulação e implantação, com sucesso, de políticas públicas em educação.
|
Assuntos
|
Educação de base Belém (PA) Educação e Estado Belém (PA) Escolas públicas Reforma do ensino
|
|