Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    C837p    DIS   
Autor Principal Costa, Andréa Lilian Marques da
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Paradigma da equivalência e o ensino informatizado da operação de adição / Andréa Lilian Marques da Costa; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação 2004.
Descrição Física 72 f. : il. ; 29 cm
Notas Área de concentração: Psicologia experimental
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2004
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O presente trabalho investigou a aquisição da operação de adição em problemas de escolha da alternativa correta e a generalização da aprendizagem para contextos diversificado dentro e fora do ambiente escolar. Foram selecionados três estudantes de ambos os se com idades entre sete e oito anos. A coleta de dados foi realizada em uma sala da Escola Estadual Dr. Stélio Maroja, através de um computador. As seguintes fases foram implementadas: Pré-teste da adição, Treino preparatório, Pré-teste do comportamento conceitual de número, Ensino, Teste, Pós-teste e Teste de generalização. Os conjuntos lutilizados na fase de ensino foram Adição de coleções (G), Coleções (C), Algarismos arábicos (B) e Escritas aditivas (H), nos valores de 1 a 6. As seguintes relações foram ensinadas: G-C, G-B, B-H e C-H. As questões foram programadas de forma a produzir número baixo de erros e, conseqüentemente, alta taxa de reforçamento. Para inicialmente, um estímulo-modelo foi apresentado como um único estímulo-comparação gradativamente aumentava-se para dois e, por último, três tímulos-comparação. Na fase de teste foi verificada a emergência de seis novas relações: quatro simétricas e duas transitivas. Para o teste, foram admitidas, no máximo, duas reexposições a cada bloco teste final verificou a capacidade dos participantes em aplicar as habilidades de adição aprendidas para algumas tarefas do dia-a-dia, por meio de um teste de pergunta respostas, onde as perguntas foram ditadas e as respostas escritas pela experimentadora. Dois dos três participantes, concluíram todo o programa. Conforme eles faziam os teste: classes iam emergindo. Nos pós-teste ambos os participantes obtiveram 100% de acertos. O software e o programa de ensino foram efetivos para ensinar o pequeno repertório escolhido, e deverão ser aperfeiçoados para tornarem-se utilizáveis no ensino regular matemática.
Assuntos Psicologia da aprendizagem - Ensino programado
Psicologia da aprendizagem - Matemática
Matemática - Ensino programado