Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.908161    A663s    DIS   
Autor Principal Araújo, Ana Tereza Frade de
Entradas Secundárias - Autor Aguiar, Maria Socorro dos Santos , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal O Significar da deficiência nos relatos verbais de mães de crianças cegas / Ana Tereza Frade de Araújo; orientador, Maria Socorro Aguiar
Publicação 2003.
Descrição Física 130 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Psicologia experimental
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2003
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho teve como objetivo anal isar o relato verbal de mães de crianças cegas, buscando compreender que representações simbólicas a condição de deficiente de seus filhos evoca nas mesmas, e como estas representações influenciam seus sentimentos e atitudes para com eles. Neste sentido, através de seus relatos verbais buscamos ouvir sua história pessoal desde o nascimento da criança bem como os momentos subseqüentes. Podemos observar que o nascimento da criança deficiente se caracteriza como o momento mais dificil. permeado de sofrimento e frustração. Estes sentimentos negativos se justificam por ser o deficiente uma categoria socialmente construída de desvio, logo avaliado negativamente pela sociedade. Porém os momentos subseqüentes nos possibilitam avaliar que o maior problema que pode decorrer desta situação, e que certamente afetará de todas as formas a vida da pessoa deficiente, é a relação estabelecida com o estigma da deficiência. ou seja. é a audiência da deficiência que se caracteriza como as reações das pessoas face à deficiência, que pode determinar padrões de relação com a criança deficiente que em nada contribuem para seu desenvolvimento. Neste sentido. a rede social de apoio (a família, os amigos, os serviços especializados, as instituições) é de grande importância, não só na redução do sofrimento das mães. mas no engajamento da criança deficiente na vida social. A atitude desta rede frente à deficiência pode determinar a inclusão social do deficiente, possibilitando-lhe o direito e a oportunidade de uma participação de qualidade na sociedade, isto é, não só como beneficiário dos bens e serviços por ela oferecido, mas como contribuinte ativo de seu desenvolvimento, como cidadão. Assim como pode determinar a sua exclusão. causando-lhe incapacidades (ou desvantagens) no desempenho de papéis sociais.
Assuntos Cegos - Relações com a família
Mãe e filhos
Deficientes - Condições sociais